quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Relato sobre estupros do Exercito Vermelho contra alemãs e soviéticas libertadas

Poznan, 1945
O Gauleiter Greiser, como Koch na Prússia Oriental, fugira de sua capital, tendo ordenado que todos os outros aguentassem firmas. Recusara-se a permitir a evacuação de qualquer civil até 20 de janeiro, e em conseqüência, parece que em muitas áreas mais da metdade da população não conseguiu escapar. Vasili Grossman, que se juntara novamente ao 8º Exercito de Guardas de Tchuikov, ficou cada vez mais consciente do "civil alemão, observado-nos secretamente por trás das cortinas".

Havia muita coisa de que ver do lado de fora. "A infantaria move-se numa imensa variedade de veículos puxados a cavalo", rabiscou Grossman em seu caderno. "Os rapazes fumam mahorka, comem e jogam cartas. Passa um comboio de carroças decoradas com tapetes. Os condutores sentam-se em colchões de penas. Os soldados não comem mais rações militares. Vêem-se rostos rosados e bem alimentados pela primeira vez." "Os civis alemães, já ultrapassados por nossos destacamentos blindados avançados, deram volta e agora estão retornando. Recebem uma boa surra e seus cavalos lhe são roubados por nossos poloneses que aproveitam qualquer oportunidade para assalta-los." Grossman, como a maioria dos cidadãos soviéticos. fazia poca ideia do que realmente acontecera em 1939 e 1940 e, portanto, das razões pelas quais os poloneses odiavam tanto os alemães. O tratado secreto de Stalin com Hitler, dividindo o país entre si, fora encoberto por um blecaute noticioso na União Soviética.

No entanto Grossman escondeu de s mesmo verdades impalatáveis,ainda que nunca pudesse publicá-las. "Havia 250 de nossas moças que os alemães haviam trazidos dos oblasts de Voroshilovgrad, Kharkov e Kiev. O chefe do departamento político do exercito disse que essas moças haviam sidos deixadas quase sem roupas. Estavam cobertas de piolhos e seus ventres inchados de fome. Mas um homem do jornal do exército me contou que essas moças estavam bastantes limpas e bem vestidas até que nossos soldados chegaram e lhes tiraram tudo."

Grossman logo descobriu o quanto os homens do Exército Vermelho tiraram. 'As moças soviéticas libertadas queixam-se com muita freqüência de que nossos soldados as estupram", observou. "Uma moça me disse em lágrimas: 'Era um velho, mais velho que meu pai.' Mas Grossman recusou-se a acreditar no pior sobre os verdadeiros frontoviki. "Os soldados da linha de frente estão avançando dia e noite debaixo de fogo, com o coração puro e santificado. Os homens do escalão da retaguarda que vêm atrás estão estuprando, bebendo e pilhando."

As batalhas de rua em Poznan constituíram uma pequena prova do que os esperava em Berlim. Grossman, que passara tanto tempo em Stalingrado durante a batalha, estava interessado em ver o que Tchuikov, que cunhara a expressão "Academia Stalingrado de Luta de Rua", iria fazer. "O princípio mais importante em Stalingrado", observou Grossman, "foi que invertemos o equilíbrio entre o poder das máquinas e a vulnerabilidade da infantaria."



Transcrição: Daniel Moratori - avidanofront.blogspot.com

Fonte: BEEVOR, Antony - Berlim 1945: A queda - . Ed. Record - p 110-111.

6 comentários:

  1. Tudo que é ruim acontece com a populaçao indefesa nas guerrsa.

    ResponderExcluir
  2. eu entendo o sentimento de vingança dos russos os nazistas fiseram pior´´gerson halbner´´

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa que bobagem vc falou agora, por acaso vc leu a materia???? Eles estavam estuprando mulheres Soviéticas tambem, as proprias mulheres do país deles... E vingança contra mulheres e crianças?? Me desculpa mas vc é um psicótico...

      Excluir
    2. Tu es um completo idiota e filho da puta! Primeiro aprenda a ler,depois estude um pouco de socialogia e história para entender que a população de um Páis não é culpado por nenhum crime de guerra cometido pelo exercito ou os comandantes de uma nação. Até porque,Hitler perdeu as eleições na Alemanha quando tentou se eleger democraticamente,o povo alemão não é e não foi culpado pelos crimes do louco tirano.

      Excluir
  3. Muita ignorância. Em outra oportunidade me manifestei ser uma grande pena que as pessoas que realmente estiveram lá, não podem(puderam) dizer a verdade do que realmente muita coisa aconteceu. E essas pessoas estão morrendo. Seus testemunhos se perderam na história. Muitas coisas que se leem hoje, são inverdades, invencionices do vencedores para tornar os países do eixo eternamente como maus. Mas, muitas famílias russas agradeceram ao exército alemão, na medida que este invadia seus territórios, na esperança de libertá-las do regime Stalinista. E isto está documentado em vários filmes onde soldados alemães eram recebidos com vodka, pães e outros quetais, pelos seus supostos "libertadores".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro anônimo,o que vc nao deve fazer é tentar colocar o regime nazista como libertador,é obvio que stalin surgiu do inferno, e até 22 de junho de 1941 era sócio de hitler que veio do mesmo lugar que stalin.Infelizmente após 8 de maio de 1945,os exéritos aliados ocidentais liderados principalmente pelos USA e INGLATERRA,não fizeram o que Churchill queria,que era libertar o Mundo deste algoz da humanidade junto com seu exército sujo e sua ideologia torpe e utópica.É realmente lamentável que os EUA e a INGLATERRA,tenham perdido esta grande oportunidade de varrer da face da terra esse regime de terror que tanto infortúnio causou a humanidade.Os inúmeros massacres incluindo o genocídio de Katyn com 22.000 Poloneses assasinados friamente pelos demônios soviéticos,e os estupros de mulheres,alemãs,soviéticas libertadas das prisões nazistas,Iugoslávas,Húngaras e por todos os lugares onde este infâme exército passava.O facismo deveria ter sido totalmente varrido da terra,pois hoje não teriamos que nos preocupar com uma china,uma coréia do norte e até mesmo os russos que nunca perderam a pose.Sobraria mais energia para tentar erradicar um outro mal que assola o Século 21, que é o islamismo com seu fundamentalismo do século VI,e seus fanáticos e covardes terroristas sedentos do sangue daqueles que não se submetem as sandices de sua religião de ódio!

      Excluir

Favor, sem ofensas, comentários ideológicos, racistas, antissemitas e semelhantes.

Se não concordar, discordar ou mesmo ter a acrescentar com o escrito no post, o dialogo é a melhor opção.

OBS: Não tenho muito tempo para responder todos comentários, então se seu comentário demorar a ser moderado, não venha reclamar comigo, pois tenho outras atividades alem desse blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...