terça-feira, 6 de julho de 2010

Cartas de soldados alemães, escritas durante a batalha em Stalingrado


“Amados pais. Se estão lendo esta carta, é porque ainda temos o aeroporto. Tenho certeza que esta  será a última que seu amado filho lhes escreverá. Temos russos por todos os lados e não nos mandam ajuda de Berlim. Lhes tenho uma triste notícia, Granstsau morreu semana passada. Estava ele, eu e mais três andando quando simplesmente caiu no chão com a cabeça aberta. Amados pais, chorei muito ao vê-lo, porque crescemos juntos, lembram-se? Quando éramos crianças, quebrei a perna, ele me levou a casa nas suas costas com a minha perna quebrada. Sinto muito pelos pais dele. Perdi meu único amigo. E aqui haverá o fim. Nosso comandante se matou com um tiro na boca ontem de noite. Nossa moral não existe mais. Mas espero que essa maldita guerra acabe, pouco me importa o que aconteça. Se não receberem mais cartas minhas, vão para Espanha o quanto antes, sabemos que é uma questão de tempo dos russos chegarem em Berlim. Amados pais, após essa guerra, a Alemanha ficará atônita ao saber que o soldado que lhes escreve teve a vida salva por um médico judeu. Estou bem dos ferimentos, mas a cicatriz é enorme e horrível. Amados pais, se cuidem. Se não receberem mais cartas minhas, vão para Espanha, o dinheiro vocês já tem. Logo estaremos de novo conversando com Hilse, nos bom tempos dos dias de sol. Com muita devoção, seu filho querido.”

Fonte: Cartas de Stalingrado, Coleção Einaudi, 1958.

Mais cartas:
http://www.stalingrad-stalingrad.de/stalingrad-feldpostbriefe.htm

37 comentários:

  1. Percebe-se que mesmo sendo um soldado nazista,tinha seus sentimentos e amor,como todo soldado saudavel intelectualmente nos fronts.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas é claro que tem. Vocês acham o quê? Que os alemães eram monstros sem sentimentos? Não, eles estavam cumprindo ordens. Eram só jovens rapazes lutando para sobreviver em uma guerra movida por interesses de grande líderes.

      Apenas parem de pensar dessa forma.

      Excluir
    2. Opáa não vamos esquecer que 90% do povo alemão apoiou Hitler que nunca escondeu o desejo de ter o 3º Reich sustentado pelo mundo inteiro.

      A proposta era: Vamos guerrear, escravizar o mundo e viver em um celeiro de ouro às custas do fracos.

      Por isso não vem com essa falácia que o povo não sabia de nada...

      Excluir
    3. Óbvio, eles também eram seres humanos e tinham sentimentos, famílias, amigos, vínculos e etc. Pessoas acham que só porque eram alemães nazistas, não tinham sentimentos, pensamento idiota. Independentemente de sua escolha, eles estavam nessa guerra para servir o país, e defende-lo...

      Excluir
    4. Só que vc n sabe de uma coisa, Hitler era conhecido pelo seu populismo então,muitas pessoas viam ele como uma pessoa de bom caracte assim como o Mussolini

      Excluir
    5. Em uma Alemanha coagida, deteriorada e cheia de sansôes era natural a resposta fiel que Hitler recebia do povo às promessas que bradava.

      E ele fez lá certa benevolencia para a alemanha, de fato.

      Existem pormenores nessa hitória que são frequentemente ignorados por consequência do holocausto.

      Seus soldados, no desespero de um país em queda livre, só fizeram aceitar as palavras timbradas de esperança (que aliás se mostraram bastante eficientes, para eles, com o tempo, aumentando assim a popularidade de Hitler) e abraçaram a causa.

      Já sabemos, portanto, que a vilania pertenceu a Fuhrer, que nem alemão era.

      Durante seu legado todas as partes envolvidas sofreram.

      Excluir
    6. Soldado nazista não. Até parece que foram só os nazistas ou que só os nazistas viviam na Alemanha. Que eu saiba todo alemao era nazista , isso sim , pois quem elegeu Hitler-quem corria a Alemanha de ponta a ponta atrás do Hitler e seus cumplices-----quem invadiu e escravizou os povos----que eu saiba foram os alemaes-até parece que os alemaes sao um povo a parte da guerra e só os nazistas fizeram tudo----Quem entrava nas cidades-vilarejos-etc e matava-torturava---- roubavam tudo-violavam as mulheres-incendiavam as cidades etc-que eu saiba eram os alemaes, o exército alemao-----Bem isto de tentar destruir o mundo e depois só um pequeno grupo pagar as favas-no está certo------Alemaes eram todos nazistas--mais nada Se fosse assim a pensar entao quem colonizou paises africanos-Barsil etc-nao foram os portugueses-entao foi o rei tale tal e Salazar do partido da uniao-só isso---basta de tanta estupidez

      Excluir
    7. O povo quando lhes oferecer ilusoes deixa-se levar...os povos tbm elegem ditadores. Os alemães apoiavam Hitler,

      Excluir
    8. A 2ª Guerra para os alemãs teve como diz provérbios: na boca sabor de mel, mas no estomago sabor de fel. Isso é o dar seguir um louco totalitarista. Que sirva de exemplo para todos os povos. Enquanto Hitler ganhava e saqueava nações menores, o povo alemão se banqueteava com os despojos dos mais fracos. Até esse momento a guerra era boa e Hitler um deus. Ai vieram os russos e apimentaram o banquete, os britânicos e os americanos e salgaram demais a carne, Agora a guerra era ruim e Hitler louco. Tarde demais. Pagaram um preço alto no pós guerra. açoites dobrados.

      Excluir
    9. Só podemos avaliar algo se entendermos o contexto histórico e social da época.Havia um sentimento de derrota, pois a Europa criou um tratado humilhante, o vale industrial da Alemanha era praticamente todo dos países vencedores da 1° grande guerra, enquanto isso o povo passava fome e assistindo uma republica corrupta. O povo queria ser respeitado e ser grande novamente como foram na idade média. vários artistas dos séculos 18 e 19 pregavam isso, o povo ficou infeitiçado por uma promessa de sair da miséria e se tornar importantes novamente. isso era tão forte que os maiores empresários, reis e políticos do mundo todo adoram hitler e o nacional socialismo.

      Excluir
  2. Fabricio Postiglioni20 de agosto de 2010 às 19:25

    Não existe pra download esse livro camarada?

    ResponderExcluir
  3. nossa que carta devemos lembrar que nao e por ele vestirem um farda e derem servido a esse exercito lembrar q sao humanos e q tds tinham coração
    essa frase e linda
    Alemanha ficará atônita ao saber que o soldado que lhes escreve teve a vida salva por um médico judeu.
    como disse Todos sao humanos e possui sentimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou admirado é que existiam médicos judeus no exército alemão, mas eles não foram todos perseguidos?

      Excluir
    2. Provavelmente ele deve ter escondido de alguma forma que era judeu.

      Excluir
    3. Havia muitos Mischilings no exercito alemão
      (mistura de judeu com alemão) que se consideravam alemães.

      Excluir
  4. Isso só serve para provar que os soldados alemães não eram os montros que os BONS aleragem que eram, os bons digo os Aliados Russos, Americanos e Ingleses e suas ordas assassinas.
    Um lembrete a todos que não há regras na GUERRA

    ResponderExcluir
  5. Ver a destruição de Dresden...

    ResponderExcluir
  6. Guerra é mesmo uma das piores atividades humanas, depois de tanto tempo, nos dias de hoje, a necessidade de legitimar a luta, mostrando o inimigo como bárbaro e tudo mais de mal, sustentando o valor da vitória. Lomelino Vander

    ResponderExcluir
  7. Ola Daniel, essas cartas estão pela metade eu vi elas num site alemão! quanto li elas ... fiquei muito interessada e acabei achando as cartas de stalingrado! creio eu que não são todas ... vou lhe passar o site só que esta em alemão tem que traduzir
    http://www.stalingrad-stalingrad.de/stalingrad-feldpostbriefe.htm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, muito obrigado pela dica irei, conferir hoje mesmo. Não conhecia esse site, que por sinal é muito interessante. Muito obrigado.

      Excluir
  8. persebese que a guerra não levou a nada ...
    simplesmente a dor e sofrimento de milhares de civis e soldados;

    ResponderExcluir
  9. stalingrado inicio de fim para os nazistas ali eles tiveram seu inferno

    ResponderExcluir
  10. Independentemente se ter sido um soldado nazista, soviético, americano, britânico, japonês e entre outros muitos de outras nações, todos esses milhares de homens sofreram muito, a dor de perder um amigo, a tristeza de nunca mais voltar para casa e nunca mais poder ver seus pais, o amor da sua vida que não voltará mais a sentir seu o calor de seu abraço e o gosto de seu beijo.
    Na guerra não existe herói e vilão, em todos os exércitos envolvidos existiu criminosos de guerra, tanto nazista como soviéticos e americanos e entre outros, a guerra significa dor, tristeza e perdas de vidas humanas que teriam uma vida longa pela frente mais a guerra lhes ceifou a vida e sonhos, ou alguém aqui acha que esses soldados queriam ter ido para a guerra matar e morrer, a Primeira e a Segunda Guerra Mundial deve servir se exemplo para que nós não cometermos o mesmo erro, meus sentimentos para todos aqueles que perderam suas vidas e a todos aqueles que sentiram tristezas que nós nem temos noção de tão marcantes que foram e que deixaram cicatrizes que nunca sararam.
    Os muitos inocentes, os civis que foram vitimas de bombardeiros intensos, os inocentes que foram humilhados, as milhares de mulheres que foram estrupadas e mortas violentamente, os massacres que foram feitos sem a nenhuma necessidade.Em especial pelos judeus que foram aniquilados, foram brutalmente mortos, sem piedade, os judeus sofreram as piores atrocidades, o que os nazistas fizeram com eles foi algo que nós nem temos a consciência, foi terrível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simplesmente seu comentário foi excepcional, sem precisar de nenhum ajuste ou critica.

      Excluir
    2. Os judeus sofreram terrivelmente mas nao foram os unicos. Quando os alemaes ( nao digo nazistas, pois eles eram alemaes ) invadiram a UNIAO SOVIÉTICA-fizeram coisas indescritiveis ao povo soviético-e mais uma vez repito----eles os alemaes, se nao passa a imagem que era um grupo só de nazistas-que eu saiba nazista era todo o alemao e bem lutaram ao lado do Hitler-e corriam toda Alemanha beijando suas maos e quando invadiram imensos paises os alemaes vieram para as ruas idolatrarem ele-entao nazista-é alemao--só deixaram de ser nazistas e passaram a alemaes quando as bombas cairam em suas casas-cidades etc e comecaram a morrer pelo mal que eles alemaes tinham feito ao mundo--Depois era ve-los dizer-foi o partido-tá bom tá----Por essa ordem de ideias entao nao foi o povo e exercito russo que escorraçou os alemaes até Berlim-vamos dizer foi o comunismo-pois o comunismo era um partido-o nazismo outro partido-entao devemos dizer foram os russos-do outro lado devemos dizer foram os alemaes---E voltando á converssa inicial, as populaçoes russas sofreram mais que os judeus, até porque os judeus, centenas de milhares deles poderam livremente saierm da Alemanha e nao só--os outros mais pobres, classse média etc-esses ficaram-mas a história está mal contada, pois os numeros á medida que os anos passam á mais revelaçoes ( ficheiros ) aparecem é um numero bem reduzido que o inicial.Auschwitz tinha de inicio 6 milhoes-hoje tem milhao e meio e já pensam alterar para um milhao e o mais provavel é para finalizar em 500 mil---Pois toda a gente de bom senso sabe que esse campo e tantos outros eram campos de detençao----entao quem sabe o que sao campos de detençao ainda por cima em tempo de guerra sabe que : pelo tifo ( que matou a maioria ) -falta de cuidados-fome-trabalhos etc---eliminou a maioria-----mas isso aconteceu nao só na Alemanha-vejam outros campos de detençao por exº a guerra civil Americana e vejam nos campos de detençao por falta de cuidados---doenças-fome-espancamentos-tifo quantos morreram----morreram quase todos--e depois tem mais -e agora cada vez á mais dados----A Rusia ocupou esses campos por 10 anos----aí sim--existiu um verdadeiro diluvio para os prisioneiros-mas isso a história nao conta, pois ela foi contada pelos vencedores-mas isso em nada desculpa os alemaes, pois eles foram mais uns causadores dos males do mundo-entao alemaes- russos-etc-nesse tempo-foram todos uns criminosos Podem ler o que quizerem, podem investigar o que quizerem, havia na Wehrmacht (forças armadas alemaes ) milhares de soldados origem judia, para nao falar em outras profissoes--a lutarem pela chamada causa nazista, isso na época 1933-A 1945 -O tempo vai me dar razão, pois nós historiadores atuais em liberdade vamos ao fundo da questão coisa impossivel no passado

      Excluir
  11. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  12. A melhor maneira de criticar a guerra é postar depoimentos de pessoas que participaram do lado vencido da guerra, que comumente são tachadas de monstros e bárbaros, mas que na realidade na maioria das vezes não passaram também de vítimas da "prova do fracasso da inteligência humana" (melhor definição para a guerra que eu ouvi, e que foi dita por um ex-oficial da FEB que participou da guerra).

    ResponderExcluir
  13. eu acho dificil acreditar que esas cartas sao verdadeiras pois a censura nao as deixaria passar; tampouco o soldado seria doido de escrever algo tao derrotista poid isso podedria custar a vida da sua familia num campo de concentraçao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente, este exemplo específico de "carta de Stalingrado", ou é totalmente falso, ou o soldado morreu com ela no bolso. Não teve coragem de enviar.

      Excluir
  14. Temos que lembrar que apesar da nacionalidade do soldado, vários milhares eram enviados a força para o front,,,nem todos devem ser julgados pelos ideais de alguns poucos...

    ResponderExcluir
  15. na guerra não existem bons ou maus
    mas existem inocentes.

    ResponderExcluir
  16. As vezes cartas são perdidas no front e só encontras no fim do conflito, assistam
    AS CARTAS DE IWO JIMA
    perdoemm se escrevi errado

    ResponderExcluir
  17. sugestão de ótimos livros relacionados a cartas escritas por soldados e parentes: Cartas do Front, de Andrew Carroll. O outro se chama Barbudos, sujos e fatigados, de Cesar Campiani Maximiano.

    Excelentes livros! Recomendo! Já li os dois e fiquei surpreso com os relatos ali contados, o segundo livro que citei fala apenas dos soldados da FEB, já o primeiro conta relatos e reproduz cartas da primeira guerra até os conflitos no iraque e afeganistão.

    ResponderExcluir
  18. o que se planta se colhe, eles colheram o que plantaram

    ResponderExcluir
  19. Amei a carta. Como é importante o historiador analisar a "história vista de baixa",as opiniões e experiências de pessoas comuns e os seus depoimentos involuntários. Pela carta nota-se que os soldadas(e a maioria do povo alemão) eram devotos a Hitler e havia um consenso a favor de suas ações antissemitas, e um patriotismo muito forte na Alemanha nazista.

    ResponderExcluir

Favor, sem ofensas, comentários racistas, antissemitas, homofóbicos e semelhantes...

Racismo é crime (Lei 7.716/89).

Não irei liberar comentários que ataquem outras pessoas.