sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Triângulos Roxos - Estudantes da Biblia (Atualmente Testemunhas de Jeóva)


Em 1933, mesmo ano em que Adolf Hitler foi nomeado novo chanceler da Alemanha , Hitler com sua ideologia nazista lançou uma campanha para aniquilar as Testemunhas de Jeová. No ano de 1935 elas estavam proscritas em toda nação ariana.


Quando Hitler assumiu o poder teria dito em um de seus discursos:
"Esses chamados Fervorosos Estudantes da Bíblia, são perturbadores; ... considero-os charlatães, não os tolerarei, por suas arrogantes denúncias aos católicos alemães e ao estado de direito por isso os dissolvo para sempre da Alemanha."

Depois disto, o estado nazista desencadeou uma das mais bárbaras perseguições contra cristãos já registrada na história. Milhares de Testemunhas de Jeová na Alemanha, Áustria, Polônia, Tchecoslováquia, Países Baixos e França, dentre outros, foram lançados em campos de concentração.

Objetores de consciência
 
Nos campos de concentração, as Testemunhas de Jeová precisavam explicar a outros prisioneiros o fato de estarem naquele local, já que muitos deles eram alemães, e não se enquadravam nos perfil dos outros presos: judeus, polacos, ciganos e homossexuais. A questão era a Neutralidade política e militar, que segundo sua convicção e ensino, era de suma importância.

Sua posição era:

"A Obediência a Jeová e a seu filho Jesus Cristo nos compele a nos abster de qualquer ideologia política, nosso reino já tem um Rei e entronizado". Criam que Jesus Cristo deixou claro que seu Reino não faria parte deste mundo. Por isso tornaram-se conhecidos como Objetores de consciência.

No entanto, eram conhecidos como pessoas de boa moral e cumpridores da lei. Para muitos parecia um paradoxo: se não obedeciam as leis nazistas vigentes como poderiam ser bons cidadãos? Sua resposta era: "Dar a César o que é de César, mas dar a Deus o que é de Deus". Acreditando neste conceito muitos foram brutalmente torturados e mortos pelo regime nazista.

 
Nos campos eles eram identificados por triângulos roxos. As Testemunhas de Jeová, diferentemente dos outros prisioneiros, podiam renunciar sua fé, pois era apenas ideológica, mas nem por isso perderam sua coragem e suas convicções. Por amor ao seu Deus, deram um grande exemplo de neutralidade. Homens e mulheres, crianças e idosos, sobreviventes ou mortos acreditam que estão na memória de seu Deus Jeová. - (Livro Testemunhas de Jeová - Proclamadores do Reino de Deus.)
 
O Museu do Holocausto em Washington (DC), possui uma secção reservada às Testemunhas de Jeová, descrevendo o tratamento recebido durante o regime nazista na Alemanha com centenas de relatos de Testemunhas que foram perseguidas e mortas pelos nazistas.

  Pedra Memorial aos Triângulos roxos que sofreram terror no campo de Mauthausen, Áustria.
 

Na Alemanha nazista (1933-1945)
 
As Testemunhas de Jeová foram perseguidas na Alemanha nos anos de 1933 a 1945. naquele tempo eram conhecidas como Bibelforscher (Fervorosos Estudantes da Bíblia), isto se devia ao fato de que as Testemunhas de Jeová não faziam alianças com o partido Nazista, recusando servir as forcas armadas,e por isso eram detidas, em campos de concentrações, ou de outra forma aprisionadas durante o Holocausto.
 
Ao contrário dos Judeus, homossexuais e ciganos, que eram perseguidos por razoes raciais, politicas e sociais, as Testemunhas de Jeová foram perseguidas unicamente por por suas ideologias religiosas. O governo Nazista deu as testemunhas de Jeová, a única opção de renunciar a sua fé, submetendo-se à autoridade do estado, e as forças armadas alemãs. Somente então estariam livres para deixar a prisão ou os campos.


Aproximadamente 12.000 testemunhas de Jeová foram enviadas aos campos de concentração onde foram forçadas a usar o triângulo roxo que os identificava especificamente como testemunhas de Jeová. Aproximadamente 2.500 de seus membros que estavam encarcerados perderam suas vidas sob o regime nazista. Todos perderam seu emprego, muitos foram enviados as prisões regularmente. Pouquíssimos assinaram a declaração nazista.

 
(Citado no livro Testemunhas de Jeová - Proclamadores do Reino de Deus (1993), pela Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados da Pensilvânia, p. 661. Original.)

24 comentários:

  1. a LIBERDADE DE EXPRESSÃO NÃO NOS PERMITE TENTAR TIRAR A LIBERDADE DE ESCOLHA DE QUALQUER CIDADÃO QUE SEJA, CONCORDAR E DISCORDAR É UMA COISA, TENTAR CONVERCER PELA DIFAMAÇÃO É OUTRA. RESPEITO A SUA OPINIÃO EM ACHAR QUE AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ SÃO UMA CEITA, ATÉ PORQUE NEM CRISTO AGRADOU A TODOS NÃO É, MAS ACHO MELHOR QUE VC AMENIZE TODO ESSE ÓDIO DO SEU CORAÇÃO POR QUE SE NÃO DAQUI A POUCO VC VAI TER UM TRECO E NEM VAI DAR TEMPO DE RECEBER A RESPOSTA AS SUAS ACUSAÇÕES QUE O HISTORIADOR DANIEL COM CERTEZA TE DARÁ..... SAÚDE E PAZ PRA VC, AFINAL VC ESTÁ PRECISANDO!!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. so qero dizer q julgar é muito facil , as testemunhas de jeova tem sua fe convicta naqilo q acredita acho q cada um deve respeitar pq muitas morreram mostrando seu verdadeiro amor a deus , mesmo q elas estejam enganadas ou sei la oq tenho certeza q deus vai valorizalas pq elas buscam seguir a biblia e ficar neutras em qestoes q so geram conflitos o sr abenildo q me desculpe mas o sr tem muito odio das tjs deve ter sido desasociado e dai nao foi aceito de volta e resolveu criticar cuide se palavras faladas podem um dia fazer vc se engasgar com seu prprio veneno se o senhor odeia as tjs problema é seu , nao fiq qerendo influenciar os outros pq se um dia vc foi uma é pq vc viu algo de bom la dentro cuide da sua vida pq tenho certeza q o senhorvai prestar contas com o cara la de cima cuidado o q se faz é o q se paga
    espero q deus te abençoe
    ah a respeito qero falar p o sr daniel q ele pode conseguir o anuario atraves da watchtower pela sociedade vc consegue tenho certeza q se o senhor falar com qualqer trstemunha de jeova na sua cidade eles terao o prazer de ajudalo a encontrar dai o senhor vai poder calar a boca de uns e outros .. tenho certeza q deus vai te abençoar por se manter neutro sab de maneira honrosa agradeço ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como ser tao cego de ódio contra as testemunha de jeová. as pessoas aceitam e servem crenças absurdas e criticam pessoas que eu tenho certeza que dariam a vida como já deram por Deus. s pensar direito e o mesmo Deus que eles acreditam.

      Excluir
    2. Não e o mesmo Deus Jeová, pode ter certeza.

      Excluir
  4. Olha sem comentários... não me admira q existam pessoas comoo o Sr. abenildo... afianl Jesusu disse q seus seguidores seriam "Pessoas odiadas por todas as nações" e "Se perseguiram a min perseguirão também a vós" mas basta ver a biblia para ver se temos algo contra a lei.... o unico crime das testemunahs de Jeová no periodo nazista foi se recusar a pegar em armas e atirar em seus semelhantes. tambem não tiveram hitler como soberano....
    semrpe tivemos Jeová como soberano universall e único digno de adoração....
    não é preciso mutio ara entender isso... basta ver a história... basta esperar e um dia pela manhã iremos alegremente bater em sua porta te mostrando as maravilhosas promessas de Deus...

    ResponderExcluir
  5. Oque antigamente hitler fazia com as testemunhas de jeová era uma coisa cruél e sem coração

    ResponderExcluir
  6. PARTE 1: Estive em Dachau, o primeiro ou um dos primeiros campos de concentração Nazis da Alemanha, e no museu, as referências às TJ são das mais elogiosas que conheço sobre a resistência de qualquer grupo, político, religioso ou racial perseguido pelos Nazis.
    Vêm de uma fonte acima de qualquer suspeita, os próprios curadores do museu, responsáveis pela manutenção e memória do que aconteceu naquele terrível período.
    O seu lema é "Never again", querem que a memória do que se passou naquele campo, ecoe pelos tempos como aviso às gerações do futuro sobre o que nunca pode voltar a ocorrer.
    As TJ foram as unicas que podem dizer que mantiveram a sua honra intacta.
    Vou citar o que li no museu:
    "De acordo com uma directiva de Himmler, as TJ eram os unicos prisioneiros do campo que poderiam ser libertos se renunciassem à sua fé. Muito poucos estavam dispostos a fazer isto. Outros prisioneiros sentiam-se ressentidos por sua coesão e solidariedade. Os SS foram incapazes de quebrar a sua resistência, mesmo quando castigos eram aplicados." E um dos castigos aplicados em Dachau, eram serem pendurados com as mãos atrás das costas, atados pelos pulsos, ao lhes serem retirados os apoios do pés, os ombros deslocavam-se do sitio, para cima de suas cabeças, causando dores horríveis.
    Imaginem passarem por tudo isto sabendo que bastava assinar um papel e sair em liberdade...
    Isto não é propraganda das TJ, é um facto histórico, mantido pelo governo da Alemanha que sustenta este museu para memória futura, e que assume as suas próprias responsabilidades sobre o que aconteceu.
    Outro comentário do museu: "Fé que não podia ser abalada: As TJ eram pacientes sem artificios e não era incomum que partilhassem a pouca comida que tinham com um prisioneiro mais esfomeado. A sua fé que não podia ser abalada, permitiu-lhes suportar com absoluto desprezo as terríveis perseguições que as SS lhes submetiam."
    Outro comentário ainda:
    "Cerca de 25000 pessoas pertenciam aos "Sérios etudantes da Biblia", conhecidos como Testemunhas de Jeová desde 1931. A sua denominação religiosa foi banida em 1933 mas os seu menbros, apesar disso, continuaram a organizar as suas reuniões e a proselitar (pregar). Também se recusaram a fazer a saudação nazi ou servir como militares. Como resultado disto, a sua perseguição ficou ainda mais severa. Milhares dos seu menbros foram sujeitos a tribunais especiais que os aprisionaram. A Gestapo enviou 2600 TJ para campos de concentração. Durante a guerra 1000 TJ estrangeiras seguiram-nas. As TJ encaravam a sua perseguição como permitida por Deus e a sua resistência como um acto de fé.
    Antes do fim da guerra, pelo menos 500 TJ foram enviadas para Dachau. Tinham de usar um triangulo roxona sua roupa de prisioneiro".
    Esta é uma confissão de culpa do próprio governo alemão que herdou esta pesado legado.
    Eu li isto em Dachau (a 30m de Munique), e tenho fotografias destas inscrições.
    Não foram escritas por simpatizantes de TJ, mas pelos "herdeiros" das que as cometeram.
    Em nenhum sitio li que as TJ quiseram comprometer os seu principios e fazerem um arranjinho com Hitler para assegurarem o seu conforto.

    ResponderExcluir
  7. PARTE2: TODOS na Alemanha saudavam a Hitler como Salvador "Heil Hitler", menos as TJ e quando resistentes eram presos, decidiam por uma questão de sobrevivência, "suspender" os seu princípios enquanto viviam aquele "inferno". Todos menos as TJ que mesmo presas continuavam a não transgredir os seu princípios morais, continuavam a não fazer a saudação Nazi, mesmo presas.
    Independentemente se acreditamos nas TJ ou não, a verdade é que na grande desgraça que foi o Holocausto, com milhões de vítimas que nunca puderam fugir do seu macabro destino, como os Judeus, temos um relativamente pequeno grupo de seres humanos que morreram por seu ideias nunca transigindo na sua moral, e que por causa disso salvaram a honra da Humanidade, provando que assim como Jesus à 2000 anos atrás, vale a pena morrer pela Verdade.
    E não há nenhuma pequena carta escrita por um homem que derrube este verídico exemplo.

    ResponderExcluir
  8. Não á duvidas de que Fizemos a escolha certa...
    Homen nenhum conseguirá acabar com o grande exercito de jeová, e o nome dele será enaltecido para todo o sempre!

    ResponderExcluir
  9. É triste ler que tais ideias preconceituosas ainda persistem no coração e na mente de muitos. É duplamente triste perceber que pessoas que vivem em um país em que a liberdade religiosa é tolerada, ainda permite que a chama medonha da morte ganhe força em seu coração, esquecendo-se que, foi esse ódio que levou à tamanha façanha do mal contra o ser humano. Lamentável. Que Deus nos perdoe.

    ResponderExcluir
  10. Bom Acho que vc esta muito mal infomado , 1 que as testemnhas de jeová nao é um seita .
    Bom eu não vou falar muita coisa simplismente leia Provérbios 14:15 Qualquer inexperiente põe fé em cada palavra, mas o argucioso considera os seus passos.

    ResponderExcluir
  11. Olá pessoal. Estava apenas navegando quando encontrei este blog o e achei muito interessante. Agora, só por uma questão de curiosidade, será que alguém poderia postar se tinha uma razão pra esse símbolo, o TRIÂNGULO ROXO? A cor roxa tem algum significado? E o triângulo, estaria associado à trindade? E quanto à posição invertida do triângulo e não de cabeça para cima? Pergunto isto porque a própria cruz suástica tinha um significado primitivo mais nobre, antes de estar associado ao nazismo. Então, porque esses loucos identificaram os Testemunhas de Jeová com um triângulo roxo e de cabeça para baixo?
    Agradeço se alguém puder esclarecer.

    ResponderExcluir
  12. Depois de uma olhada nesse post, que fala sobre os triangulos:
    http://avidanofront.blogspot.com/2010/02/triangulos-do-holocausto.html

    Os nazistas possuíam um sistema de figuras geométricas em forma de triângulos, para auxiliar na identificação do tipo de pessoa que a portava. Alguns historiadores dizem invertidos, contudo isso, é com respeito a cor, as inclinações e a sobreposição das figuras que se baseavam os critérios para classificação dos segregados em seus respectivos lugares (campos).
    As cores dos triângulos facilitavam identificar a origem do prisioneiro, etnia (no sentido de raça e religião)

    ResponderExcluir
  13. Realmente! entre todas as religiões que existem, As Testemunhas de Jeová são as que realmente estudam, a prendem e aplicam oq está na Bíblia, mesmo sendo imperfeitos assim cm eu..fazem o seu melhor! E eu admiro isso...pois de nada adianta eu andar cm a bíblia de baixo do braço se eu não faço o que Deus(Jeová) pede...isso é ser hipócrita

    ResponderExcluir
  14. As testemunhas de Jeová são com certeza um povo de Deus. Como visto na materia acima eles eram os unicos que poderiam ser libertos dos campos de concentração, por apenas assinar um documento renunciando sua religião. Mas com fé em Jeová continuaram firmes e confiantes. Por isso acredito que as testemunhas de Jeová são a religião verdadeira.

    ResponderExcluir
  15. sr daniel sou uma estudante da biblia e fico feliz por saber q vc nao fla mau das testemunhas de jeova .procure uma testemunha ai na su cidade e pessa um estudo gratuito vc vai gostar como eu estou gostando grata .(anonimo)

    ResponderExcluir
  16. Oq me deixa mais intrigado é que o unico povo que foi contra o regime nazista preferindo servir ao verdadeiro Deus ( Jeová ) foram as Testemunhas de Jeová ...o resto todos os que foram contra tinham motivos politicos, militares e outros ...e hoje o q se vê quase que unanimamente todos repudiando o regime nazista ...por que...? por que somente Hoje ?
    Eu sei o Por que é facil ser engenheiro de obra pronta isso mesmo...
    Fato este que vem mais do que nunca provar que as Testemunhas de Jeova foram e continuam sendo o unico povo abençoado Por Jeová ...
    Falem oq quizerem mas ¨Conhecereis a verdade e a verdade vos libertatrás ¨...
    Oq importa é q somos um Povo Feliz servindo ao um Deus Feliz e que em breve aniquilará todos q se opõem a seu Reino...
    Por isso Procurai a mansidão procurai a Justiça procurai a Jeová ...provavelmente sereis escondidos no dia da ira de Jeová...

    ResponderExcluir
  17. Essa matéria só serve para reforçar ainda mais o grande exemplo que essa nação é para o mundo. Confio plenamente que as testemunhas de Jeová são o verdadeiro povo de Deus e, quando leio artigos como esse, sinto ainda mais orgulho e certeza que escolhi o caminho certo. As testemunhas de Jeová não se prostaram e nunca se prostaram diante dos governos humanos. Por isso, sempre serão perseguidas e discriminadas. Mas a recompensá virá em breve.

    ResponderExcluir
  18. "bom eu sou testemunha de Jeová e o que nós fazemos e honrar e dar glória e louvor ao pai celestial assim como as testemunhas de Jeová daquele periodo estamos toltamente dispotos a dar a nossa própia vida para honrar e agradar o criador o soberano senhor do universo Jeová.É uma questão de obediência,fé e comfiança em Deus.Espero que vcs possam viver para sempre no novo mundo na terra, para isso nós tesmunhas de Jeová bateremos na sua porta e ensinaremos a verdade sobre a palavra de Deus, a biblia sagrada."

    ResponderExcluir
  19. mas vai logo gente em quanto ha tempo pis cada di que passa sobra muito poco tempo batemos na suas portas pq os amamos e queremos que estejamos juntos em um lugar muito melhor que esse .Ecomo deve ser maravilhoso conhecer a verdadera felisidade ,porque hoje em dia ninguem e feliz so pensa que e ,mas nem conhece o que e ser feliz ACEITE O NOSSO CONVITE DE VIVER EM UM PARAISO PR ISSO E VERDADE E ESTA CADA DIA MAIS PERTO .Primeiro a destruição depois o PARAISO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  20. falem o que quiser mas as Testumunhas de jeova vivem de acordo com o que pregam e falam com base na biblia os que nao andam de acordo com os padroes biblicos que aprendem sao repreendidos e se for o caso desassociado. E isso ja incomoda ate a propria igreja catolica que ja se manifestou dizendo que esta perdendo milhares de fies para as TJ. O povo ja sofre e ta cansado de ser enganado onde buscam consolo. E nao adianta querer botar na mente das pessoas a verdade pois fe nao e propriedade de todos e falta mto pouco para que as pessoas vejam esse sistema acabar de ruir ai sim vao lembrar qdo as TJ batiam na sua porta e lhe davam o aviso assim como fez noe e as pessoas nao fizeram caso ate que veio o diluvio e varreu a todos.

    ResponderExcluir
  21. Fé e amor X Ódio e arrogância

    ResponderExcluir
  22. O interessante é que hoje muitos dizem que fazem o q é certo, mas nessa época pessoas religiosas pegavam em armas para matar pessoas da propria religiao, de outros paises, mas só esse povo se recusou a fazer isso, só eles!!!!!!!!! cade as outras religioes, será q alguma delas teve a mesma FÉ!!!!!!!

    ResponderExcluir

Favor, sem ofensas, comentários racistas, antissemitas, homofóbicos e semelhantes...

Racismo é crime (Lei 7.716/89).

Não irei liberar comentários que ataquem outras pessoas.