Quando, em Maio de 1933, três meses antes da ascensão de
Hitler ao poder, o jovem engenheiro de minas Kurt Gerstein adere ao partido
nacional-socialista, a sua escolha, como a de outros milhões de protestantes
alemães, é em parte o resultado de uma educação autoritária, de uma tradição
nacionalista e de uma influência religiosa que estabelece o elo entre as duas.
Kurt Gerstein nasceu em Münster, em 11 de Agosto de 1905, sexto filho de uma
família de sete. Por linha paterna (o pai chamava-se Ludwig), os Gerstein são
«de sangue ariano puro» e originários, na maioria, da Baixa Saxônia. Tendo
habitado a margem esquerda do Reno desde o século XVI, a família tinha dado aos
seus soberanos uma longa linhagem de funcionários, sobretudo de juízes. A única
exceção foi o bisavô de Kurt: depois de uma curta carreira de tenente,
reforma-se e vive dos rendimentos, gasta a fortuna e tenta tornar-se escritor.
Foi o único que não «triunfou» ... Por linha materna, os Schmemann, de há
muitas gerações vivendo em Dortmund, são quase todos fornecedores e
comerciantes (1). De ambas as partes, os antepassados de Kurt são representantes
exemplares de uma burguesia prussiana estritamente chauvinista no conjunto e, desde 1891, incondicionalmente
dedicada à grandeza do Império e totalmente submetida à autoridade:
Tu és soldado, funcionário, e deves obedecer às ordens, dos teus superiores. A responsabilidade cabe ao que dá as ordens e não ao que as executa. Não pode haver desobediência. Deves fazer o que te mandam. Foi o que aprendi como velho funcionário prussiano e antigo oficial (...) (2)
Estas palavras de Ludwig Gerstein a Kurt na primavera de
1944 exprimem toda a ética da sua vida de magistrado. São a única resposta a um
filho que perguntava:
Teremos o direito de dilapidar esse penhor que nos foi confiado, a justiça? Podemos renunciar a essa bondade que dizem que nos distingue das outras criaturas? (3)
Na mãe, o jovem
Gerstein também não encontra o calor de que necessita. Sentir-se-ia durante
muito tempo abandonado por ela e só muito mais tarde, depois da sua morte,
compreende através de uma carta encontrada acidentalmente até que ponto ela
sofria por não lhe dedicar mais tempo(6). A tensão entre Kurt e a família
desenvolve-se nesta atmosfera completamente dominada pela autoridade paterna:
Foi certamente o mais difícil dos sete filhos de meus pais, diz Karl Gerstein, irmão de Kurt. Houve muitas tensões entre ele, os pais, os irmãos e as irmãs. Era de trato difícil e sempre fez o que queria. Sentia-se nele qualquer coisa de aventureiro. A sua atração consciente pela Igreja começou a dar-se nos últimos anos em que esteve na escola (...)(7)Era, diz um dos seus amigos de juventude, um idealista apaixonado, mas sempre o enfant terrible da família.
Esta revolta não é só a de Kurt Gerstein, é a reação de toda
uma juventude, a dos Wandervogel e de Langemarck. Efêmera, conduziria na
maioria dos casos a uma mística da autoridade e a uma necessidade de total
submissão. Para o próprio Kurt Gerstein, a autoridade seria o fundamento
inquebrantável de toda a sua educação:
A autoridade e a confiança (...) são os dois fundamentos da educação. A autoridade é uma proporção justa de respeito, estima, severidade e coerência.(9)
Eis, de resto, a sua imagem de Deus:
Ele (Deus) é a todo o momento o criador e O que controla e domina tudo, e sem o seu conhecimento e a sua vontade nem mesmo um grão de areia do fundo do mar se pode juntar a outro (...)(10).
É Ludwig Gerstein recoberto da majestade divina.
Na
adolescência, Kurt Gerstein parece não ter suportado melhor a disciplina
imposta pela escola do que a do meio familiar. Nos liceus de Sarrebruck
Halberstadt e Neuruppin onde fez os estudos secundários, deixou a recordação de
um aluno mais inteligente do que assíduo mais inclinado aos divertimentos de
todos os tipos do que aos sólidos estudos clássicos:
Tinha sempre as piores notas, quer nos estudos quer em comportamento, escreve o professor de grego de Halberstadt, Schinke. Mas isso não o preocupava nada. Pelo contrário, dava a impressão de se divertir com a opinião desfavorável que se pudesse ter dele ( ...) Foram em vão todos os esforços no sentido de exercer uma influência sobre ele e levá-lo a mudar de atitude(11).
Acumulavam-se os castigos por «ter feito um buraco na
carteira e lesado a propriedade do Estado...», «por ter protestado escrevendo
uma frase no quadro contra os trabalhos de casa de latim...», «por ter faltado
muitas vezes à escola, por vezes dias inteiros...» .
Quando, um dia, o professor de grego, Schinke, o obriga a ir
à escola depois da hora das aulas, aluga um trem e consegue ultrapassar o
mestre que se dirige a pé para o estabelecimento: um cumprimento de chapéu, e
Kurt Gerstein continua o seu caminho deixando para trás o professor estupefato...(12).
Apesar de tudo, aos vinte anos tinha terminado o ensino
secundário.
Kurt Gerstein destina-se à carreira de engenheiro. Em 1925,
entra na Universidade de Marburgo e simultaneamente numa confraria de
estudantes, a Teutonia, uma das mais nacionalistas de toda a Alemanha.
Quando era estudante, escreve o pai em 1949, entrou a meu pedido para uma confraria, mas não como membro efetivo; foi unicamente «semi-membro», sem quaisquer direitos (14).
Mais tarde Gerstein
criticaria a superficialidade dos estudantes da Teutonia e as cerimônias da
confraria. Mas não repudia o nacionalismo intenso dos corpos de estudantes. Sob
este ponto de vista, Kurt Gerstein está de acordo com a família e o meio;
durante muito tempo seria um nacionalista alemão convicto. No seu relatório de
Abril de 1945, diz ter sido partidário de Stresemann e de Brüning. Mas estava
sem dúvida mais próximo da direita «nacional-alemã», a que o pai pertencia 16,
a direita que rejeitava o «sistema» de Weimar, o «sistema» dos partidos,
sonhava com o renascimento de uma Alemanha poderosa e vasta. Assim, num artigo
intitulado «Um einen neuen Wehrwillen» (Para um novo desejo de armamento), Kurt
Gerstein retoma, em Janeiro de 1933, o essencial das fórmulas
«nacionais-alemãs»: a «ganância» dos inimigos da Alemanha, o «pacifismo mole» e
a necessidade absoluta de um rearmamento do país para evitar «o suicídio e o
abandono cobarde do direito do nosso povo à existência». Temos muitas provas
deste nacionalismo ardente que Kurt Gerstein manifesta nos anos trinta. O
discurso que pronuncia quando da dissolução dos Bibelkreise é particularmente
característico neste ponto. Mas, no conjunto, põe-se um problema: este tipo de
nacionalismo está muitas vezes associado, entre a burguesia alemã da época, a
um anti-semitismo mais ou menos manifesto. Os Gerstein serão também
anti-semitas?
O álbum genealógico
da família, redigido por Ludwig Gerstein em 1934, tem duas passagens
interessantes sobre isto:
Numa viagem à América em 1933, escreve Ludwig, Johann Daniel Gerstein verificou que havia 12' «Gerstein» na lista telefônica de Nova Iorque. As suas perguntas, responderam que se tratava provavelmente de judeus que tentavam esconder a sua origem sob esses nomes. Isso era comum e permitido.Em 1890, um judeu, o médico Richard Goldstein de hamburgo, mudou o nome para Gerstein. O meu irmão Karl apresentou uma queixa no senado da cidade, mas sem exito, embora lhe prometessem que não se voltaria a repetir tal coisa. Uma outra queixa minha em 1933 não teve resposta. Em Berlim estudava em 1930 na escola técnica superior de Charlottenburgo um apátrida de nome Gerstein. Um judeu russo, engenheiro, chamado Bernhard Gerstein foi identificado na lista telefônica de Berlim(19).
O mesmo álbum genealógico acaba com «uma exortação aos
descendentes»:
Nas nossas veias só há sangue ariano, lembra Ludwig Gerstein à posteridade dos Gerstein, conservem a pureza da raça!(20)
No entanto, uma testemunha judia escreveu depois da guerra:
No advento de Hitler, ele (Ludwig Gerstein) deu provas de coragem (...) Foi ao escritório do meu pai e do sócio, advogados judeus de Hagen, para lhes comunicar as primeiras medidas contra os judeus e para lhes dizer que lamentava imenso (...)(21)
Em Ludwig Gerstein encontramos um anti-semitismo moderado.
Kurt, veremos mais tarde, pelo menos temporàriamente, não se subtraiu
inteiramente a esse preconceito.
Depois de três semestres
na Universidade de Marburgo, Gerstein continua os seus estudos nas escolas
politécnicas de Aix-la-Chapelle e de Berlim-Charlottenburgo. Em 1931 faz o
exame de engenheiro de minas. Mas estes são os aspectos «exteriores» da sua
existência: entretanto a sua personalidade sofreu a influência determinante da
religião.
Na escola primária, escreve Gerstein, tínhamos um sólido ensino religioso. De resto, devo à nossa criada (...) ter-me ensinado muito cedo a tomar Deus a sério. Neste campo a minha família não me podia dar muito. Nunca se falava de Deus (...) O ensino religioso exangue e formalista que recebi na escola não matou a minha sede. Ninguém me mostrava o caminho da igreja (...) (22)
Neste mesmo contexto, Gerstein acaba por falar nos problemas
sexuais da sua adolescência, e da influência destes na sua atitude em relação a
Deus:
Parecia-me que havia nisso algo de terrível, de mau, um segredo imundo. Até aos meus dezessete ou dezoito anos, ninguém me tinha falado em termos racionais do pai e da mãe e da origem do ser humano, de modo que no meu espírito as noções de prostitutas e de procriadoras estavam perigosamente próximas uma da outra(23).
Esta frase, que não prima pela estrutura lógica, é sobretudo
significativa pela confusão a que dá origem.
Ser-me-ia impossível falar com um adulto sobre estas coisas, embora desejasse muito fazê-lo; com efeito, estava no perigo iminente de perder completamente, neste caos interior, todos os objetivos, todos os sentidos(24).
Manifesta depois um profundo sentimento de culpa:
(...) precisamente pela minha falta (...) concluí que para mim não havia ajuda possível e tentei afastar--me de Deus, convencer-me que Ele não existia (...), porque era a única maneira de continuar a viver nesta situação para a qual não via solução. Comecei então a odiar e a combater tudo o que era «religioso», porque tudo isso só podia tornar o meu caminho ainda mais incerto. Apesar de todos os meus esforços (...), não consegui fugir de a experiência sob o Deus. Fiz então a experiência sob o seu aspecto terrível no sentido da frase bíblica: é ter.. raivei cair nas mãos do Deus (...)(25)
Gerstein faz uma
longa descrição dos seus conflitos. É constantemente atormentado por um
sentimento culpabilidade e nostalgia da «pureza». Os primeiros anos de
universidade não lhe trazem solução; a atmosfera das confrarias de estudantes
só contribui para agravar as suas dificuldades.
Quanto mais ímpio era o meio, mais eu tentava afastar-me, pelo menos interiormente. Tinha de me submeter à disciplina da confraria; acontecia que quando regressava de um local noturno (...) punha-me àvidamente a ler a Bíblia(26).
Gerstein não explica como conseguiu a tranqüilidade:
refere-se a um meio de jovens aprendizes, de artífices e de empregados, no qual
aprendeu gradualmente a estabelecer «um elo pessoal com Cristo»(27). A sua
ansiedade parece ter desaparecido. Os problemas sexuais da adolescência
continuam no entanto a preocupá-lo acima de tudo enquanto educador, e seriam o objeto
constante de conferências e de trabalhos nos anos seguintes.
Parece provável que a religiosidade de Gerstein tenha sido
avivada originalmente por um sentimento de culpa. Com efeito, ele di-lo quase
textualmente. O peso desta culpa nunca desaparecerá completamente. Para ele,
Deus será sempre um Deus terrível(28).
A fé intensa de
Gerstein e a atividade que mais tarde desenvolve entre os movimentos da juventude
evangélica levam-no necessàriamente a confrontar-se com as opções fundamentais
do protestantismo alemão sob a República de Weimar.
O protestantismo alemão, autoritário desde o início e
nacionalista desde o século XIX, manifesta em relação à República uma
neutralidade oficial que encobre uma hostilidade latente.
Não nos referimos neste caso à ala extremista dos «cristãos
alemães», essa tendência «ariana», «germânica» e profundamente anti-semita do
protestantismo alemão que encontrará, de fato, grande eco na Igreja evangélica;
mas as suas teorias, as de Andersen, Frenssen, Hossenfelder não teriam uma
influência direta no jovem Gerstein nem nos grupos em que estava integrado. No
entanto, o movimento dos cristãos alemães desenvolveu-se numa área muito vasta
e de inúmeras influências, que nos anos vinte encontram expressão em todo o
protestantismo alemão.
A estreita identificação da autoridade religiosa com a
autoridade política, fruto das condições em que se realizou a Reforma e a
doutrina de Lutero, dá-se com o II Reich. A união entre o trono e o altar é
oficialmente imposta: «O Estado autoritarista germano-prussiano estabelecerá os
seus fundamentos ideológicos a partir da ética luterana protestante; à
ortodoxia eclesiástica caberão as funções de protetora e guardiã»(29).
Nestas condições, a grande maioria dos chefes do
protestantismo alemão são reticentes, se não abertamente hostis, em relação à
República democrática que sobrevém à derrota de 1918. A autoridade tradicional
desapareceu e com ela a identificação do protestantismo alemão com o Estado. A
República proclama a liberdade religiosa: os seus dirigentes são
livres-pensadores, «socialistas» por vezes, e aqui e ali vê-se aparecer, em
lugares importantes do novo regime ... um judeu. O que o presidente da Jornada
Eclesiástica de Dresde exprime no seu discurso de abertura em 1919 no momento
em que diz: «O esplendor do Império alemão, o sonho dos nossos pais, o orgulho
de cada alemão desapareceu ...» é um sentimento largamente generalizado(30). A
neutralidade que os órgãos diretores do protestantismo alemão conservam em
relação à República não é muitas vezes senão aparente: sob essa neutralidade, as
simpatias dos pastores evangélicos e da maior parte das ovelhas são no sentido
de tendências que visam o restabelecimento de uma autoridade forte e a aurora
do nacionalismo mais extremista. Para um homem influente como Hans Zehrer,
redator da Tat, aurora nacionalista e aurora do protestantismo são° uma e a
mesma coisa.
O «caso Dehn» revela, como acentua Max Geiger, o clima que
impera no protestantismo alemão durante estes anos.
0 pastor de Berlim Gunther Dehn, dissertando em 1928 em
Magdeburgo sobre o tema «Igreja e
reconciliação dos povos», insistia na necessidade de desmitificar a guerra e
de lhe subtrair a sua aureola romântica; a morte pela pátria não podia ser
identificada ao sacrifício da vida por Cristo; e Dehn perguntava se era dentro
dos muros da Igreja que se deveria erigir o cenotáfio com os nomes dos
alemãesmortos em combate. 0 grito de indignação provocado pelas declarações do
pastor foi enorme: denunciaram-no as autoridades eclesiásticas superiores, e a
imprensa reagiu por uma violenta campanha; foi-lhe recusada uma cátedra em
Heidelberg e muitos anos mais tarde a sua nomeação para uma cátedra na Universidade
de Halle foi acompanhada de incidentes violentos(32).
Ao culto da
autoridade e ao nacionalismo exacerbado de muitos pastores protestantes alemães
alia-se um anti-semitismo mais ou menos declarado que, simultaneamente, torna
os espíritos permeáveis ao nacional-socialismo: uma das suas bases é uma certa
maneira de ensinar a Bíblia, e o anti-semitismo de Stoecker, por exemplo,
germinou no terreno da mais rigorosa ortodoxia protestante(33). Mas o próprio
nacionalismo dos protestantes alemães do tempo da República, assim como os
diversos aspectos da doutrina luterana que exatamente são acentuados nesta
época, constituem o fundamento intelectual de uma emoção que lhes é adjetiva.
Sem dúvida que nenhum protestante alemão se reconhece no estado de espírito do
pastor F. Andersen quando ele diz: «Quem come um judeu, estoira»(34). Mas quantos
se insurgem abertamente contra os termos da circular que em 3 de Abril de 1928
o superintendente geral da Kurmark, o Dr. Otto Dibelius, envia aos pastores do
seu distrito: «(...) Apesar do tom depreciativo do termo, senti-me sempre
anti-semita. Não podem negar que em todas as manifestações de desintegração da
civilização moderna o judaísmo desempenhou um papel importante (...)»(35) ?
Finalmente, a permeabilidade
espiritual do protestantismo alemão frente ao nacional-socialismo é reforçada
pela debilidade da sua estrutura. Os protestantes da Alemanha não formam uma
organização monolítica: são 40 milhões, dos quais 150 000, mais ou menos, pertencem
às «Igrejas livres» (batistas, metodistas, etc.), enquanto os outros se
distribuem por 28 igrejas, umas luteranas, outras calvinistas. Estas divisões e
os problemas internos constantes que provocam dentro do protestantismo alemão
convertem-no numa presa mais fácil da propaganda nacional-socialista: sem uma
autoridade central dirigente, o protestante alemão é muito mais vulnerável do
que o católico do Reich. Não admira que nestas circunstâncias muitos pastores
se regozijem com o advento do nacional-socialismo:
Um poderoso movimento nacional se apoderou do nosso povo, e entusiasmou-o, diz uma declaração da Igreja evangélica de Abril de 1933. Na nação alemã que cresce, manifesta-se uma grande reforma do Reich. Nesta viragem da história proferimos um sim de gratidão. Deus no-la concedeu(36).Para Wilhelm Niemtiller, o dia 1 de Maio de 1933, proclamado pelos nazis o dia da comunidade nacional, é «um dia pleno de alegria, um dia que desperta esperança»(37)", e o superintendente Dibelius afirma a respeito da vitória eleitoral dos nazis de Março de 1933: «Entre nós muito poucos deixarão de se regozijar do fundo do coração Com esta grande renovação»(38).
No contexto geral do protestantismo alemão, os movimentos da
juventude evangélica em que Kurt Gerstein está integrado desempenham nestes
anos um papel muito especial.
Em 1925, Gerstein
torna-se membro da Associação dos estudantes alemães cristãos (DCSV); em 1928,
membro ativo do Movimento da juventude evangélica (CVJH) e principalmente do
Bund deutscher Bibelkreise (BK). É dirigente de círculos em Aix-la-Chapelle,
Berlim-Charlottenburgo e sobretudo Hagen; seria uma das personalidades mais
importantes dos BK até à sua dissolução em 1934. Tem uma influência considerável
nos jovens. Os que estiveram .sob a sua direcção falam de um verdadeiro
carisma:
(...) Onde ele estava, os jovens reuniam-se e rodeavam-no, diz Helmut Franz. Atraía-os por um incrível poder de fascinação que é difícil descrever. Temos de admitir (...) este poder de fascinação era até um perigo (...)(39)
Com os jovens, Gerstein ocupava-se dos seus problemas,
praticava desporto ou dava longos passeios. Freqüentemente passava com eles uma
parte das férias.
Integrado nestes movimentos de juventude, Gerstein tinha
necessàriamente de sofrer a influência da atmosfera que se desenvolveu nos
últimos anos da República.
Ainda mais do que dentro do protestantismo no conjunto,
distingue-se nos agrupamentos de jovens o repúdio do «materialismo» ambiental,
a aspiração do renascimento de uma comunidade nacional «autêntica», livre das
disputas de partidos do sistema democrático e orientada por um chefe salvador:
«O lugar do jovem cristão é na primeira linha de combate para a renovação do
nosso povo», é esse o slogan que resume as aspirações desta juventude(40).
As frases que a Führer-Hilfe publica nos princípios de 1933
são somente uma das inúmeras variações sobre um mesmo tema, aceite pela maioria
dos membros dos movimentos evangélicos dos jovens:
Não tínhamos a menor necessidade de mudança de atitude no momento em que a renovação da nação alemã se estendeu à pátria inteira e expulsou o espírito marxista-materialista. A esta renovação dizemos que sim alegre e incondicionalmente (...) Agradecemos a Deus esta transformação miraculosa da história alemã, conseguida através do chanceler Adolf Hitler e do seu partido(41).
Nas palavras de Priepke, foi estabelecido um elo imediato
entre «o rei por vontade de Deus» e «o Führer carismático». Nos dois casos era
o escolhido por Deus, o homem abençoado que a comunidade nacional devia seguir:
«O rei chamou, e todos, todos acorreram»(42).
É provável que as influências simultâneas da educação
autoritária, da tradição nacionalista e da atmosfera do protestantismo alemão
tenham contribuído para a decisão de Kurt Gerstein de aderir ao partido
nacional-socialista em Maio de 1933. O próprio Gerstein nunca explicou as
razões da sua escolha. A única declaração de que dispomos sobre este ponto é a
do pastor Rehling, de Hagen, que conhecia Gerstein desde 1928. Rehling descreve
uma conversa entre ambos, em 1932. Alguns membros das S. A. tinham acabado de
assassinar uma família operária de Potempa. Os assassinos foram condenados à
morte. Hitler telegrafa então ao chanceler: «Herr von Papen! Não concordo com a
sua objetividade sanguinária!»
A conversa de Rehling com Gerstein passa-se no dia seguinte
a estes acontecimentos:
Dizia eu que daí em diante um cristão não podia continuar do lado da NSDAP (...) Porque se todos éramos iguais perante Deus, éramos também iguais perante a lei. Se Hitler considerava isso uma objetividade sanguinária, seriam inevitáveis as mais graves discórdias entre o Estado e a Igreja (no caso de Hitler vir a ser chanceler) (...): «Tomai-vos do nosso membros partido! Porque o que está do lado da razão pode matar e será absolvido». Gerstein estava espantado: «Vê as coisas com una tons demasiadamente sombrios! Quantas vezes na História os veredictos foram pronunciados sobre a influência da política! E Isso não levou à ruína dos Estados! Talvez devamos mesmo entrar para o partido se esse perigo existe. Dentro dele há forças vivas. Como pretende que se ajude senão estando dentro das coisas? Pode acontecer-lhe vir a ter de dizer um dia: «Cristãos, entrai para o par-tido!». Respondi. «Diz isso porque espera mais tarde poder vir a fazer alguma coisa. Mas segundo o «Führerprinzip», são os de cima que decidem, os outros só têm que obedecer! O que se deixa arrastar pela avalancha só aumenta o número dos que cairão na derrocada».
Não o convenci, mas deixei-o pensativo. Apesar de muitas hesitações, Gerstein julga dever entrar para o Partido em 1933. Era assim que via possibilidades de ajudar(43).
E contudo, em Outubro de 1933, Kurt Gerstein entra para as
S. A.
Fontes:
1 - Ludwig Gerstein (ed.), Ahnen-Tafel der
Familien Schmemann u. Gerstein, Selbstverlag, 1934.
2 - Carta de Ludwig Gerstein a Elfriede Gerstein, 24 de
Março de 1946, KGH.
3 - Carta de Kurt Gerstein ao pai, 5 de Março de 1944, KGH.
4 - Carta de Elfriede
Gerstein, 16 de Janeiro de 1967.
5 - Idem.
6 - Idem.
7 - Karl Gerstein, «Mein Bruder Kurt Gerstein», conferência
feita em Bona, Outubro de 1964, KGH.
8 - Testemunho de Oskar Hammelsbeck, 1965 (citado em Der
Aus-senseiter de Heiner Lichtenstein. W. D. R., 25 de Julho de 1965).
9 - Kurt Gerstein, Um
Ehre und Reinheit (2.• edição), Selbstverlag, 1937, p. 83.
10 - lbid, p. 21.
11 - Carta de Gerhard Schinke, 10 de Setembro de 1965, KGH.
12 - Carta de
Elfriede Gerstein, 16 de Janeiro de 1967.
13 - Carta de Gerhard
Schinke, 10 de Setembro de 1965, KHG
14 - Carta de Ludwig Gerstein, 1 de Fevereiro de 1949, KGH.
15 - Kurt
Gerstein, Um Ehre und Reinheit (II), p. 19.
16 - Helmut
Franz, Kurt Gerstein, Aussienseiter des Widerstandes der Kirche gegen Hitler, EVZ, Zurique, 1964, pp. 39 e 40.
17 - Kurt
Gerstein, «Um einen neuen Wehrwillen.», Schwerthreuz, janeiro de 1933.
18 - Cf.
infra p. 38.
19 -
Ahnen-Tafel Ludwig der Familien Schmemann u. Gerstein, ed. Ludwig Gerstein, Selbstverlag, 1934, p. 123. u
20 - Ibid., p. 186.
21 - Testemunho de R. Coste, 8 de Setembro 1951, CDJC, 21
Paris.
22 - Kurt
Gerstein, Um Ehre und Reinheit, p. 13.
23 - Ibid.
24 - Ibid.,
P. 14.
25 - Ibid.,
p. 14.
26 - Ibid., p. 16.
27 - Ibid., p. 16.
28 - Consultar o que diz Helmut Franz em 1943, em Helmut
Franz, op. cit., p. 102
29 - Max Geiger, Der Deutsche Kirchenkampf 1933-1946, EVZ Verlag,
Zurique, 1965, p. 13.
30 - Idem.
31 - George
Mossef, «Die deutsche Rechte», Entscheidungsjahr 1932, J. C B. Mohr, Tiibingen,
1965, p.. 216.
32 - Max Geiger, op. cit., p. 16.
33 - George
Mosse, loc. cit.
34 - Hans-Joachim
Kraus, «Die evangelische Kirche», Entscheidungsiahr 1932, p. 254.,
35 - Colecção Frankenhuis, Nova Iorque.,
36 - George Casalis, Karl Barth, Labor et Fides, Genebra,
1960, P, 32.
37 - George
Messe, loc. cit.
38 - Günther
Van Norden, Kirche in der Krise, 1933,
Presseverband der evangelischen Kirche Rh einland, Düsseldorf, 1963, p. 43.
39 - Helmut Franz, op. cit., p. 15.
40 - Manfred
Priepke, Die evangelische Jugend Si dritten Reich 1933-1936, Norddeutsche
Verlagsanstalt, Hanover, 1960, p. 47..
41 - Ibid.
42 - Manfred Priepke, op. cit., p. 39.
43 - Kurt Rehling, «Ein Aussenseiter des Widerstancies Kurt Gerstein; sein Leben und sein Wirken in der Sicht eines Freundes», Unsere Kirche,1964,
43 - Kurt Rehling, «Ein Aussenseiter des Widerstancies Kurt Gerstein; sein Leben und sein Wirken in der Sicht eines Freundes», Unsere Kirche,1964,
Transcrição: Daniel Moratori (avidanofront.blogspot.com)
Fonte: FRIEDLÄNDER, Saul - Kurt Gerstein: Entre e o homem e a Gestapo, Rio de Janeiro: Moraes Editora, 1968, p 19-32.
A decisão de Kurt Gerstein de entrar para as Waffen-SS
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