quinta-feira, 28 de novembro de 2013

São Petersburgo homenageia os 70 anos do fim do cerco a Leningrado

Leningradenses em Nevsky Prospekt, durante o cerco de 1942
Foi aberta na quarta-feira, 27, uma exposição em São Petersburgo lembrando os 70 anos do fim do cerco de Leningrado, apresentando quadros, pinturas e esculturas de artistas sobreviventes do bloqueio Nazista à cidade durante a II Guerra Mundial. Os visitantes podem conferir o diário da União dos Artistas de Leningrado no período, materiais de arquivo originais sobre a vida criativa da cidade sitiada, além de histórias sobre o trabalho de artistas no front.

O cerco em torno da cidade se manteve durante 900 dias, até que Leningrado foi finalmente retomada em 27 de janeiro de 1944 pondo fim a uma das páginas mais terríveis da história da II Guerra Mundial. Segundo cálculos realizados por historiadores graças à revelação de documentos secretos da época, até 2,3 milhões de pessoas foram sepultados nas 146 valas comuns cavadas durante o bloqueio nos quatro cemitérios de Leningrado.

Um comentário:

  1. Cerco e genocídio. E ainda vemos gente nessas redes sociais atenuando os massacres nazis na União Soviética.

    ResponderExcluir

Favor, sem ofensas, comentários ideológicos, racistas, antissemitas e semelhantes.

Se não concordar, discordar ou mesmo ter a acrescentar com o escrito no post, o dialogo é a melhor opção.

OBS: Não tenho muito tempo para responder todos comentários, então se seu comentário demorar a ser moderado, não venha reclamar comigo, pois tenho outras atividades alem desse blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...