domingo, 5 de abril de 2009

Vassili Zaitsev







Vassili Grigoryevich Zaitsev (em russo: Васи́лий Григо́рьевич За́йцев; Eliniski, 23 de Março de 1915 - Kiev, 15 de Dezembro de 1991) foi um soldado russo, notabilizado como franco-atirador durante a Batalha de Stalingrado, na Segunda Guerra Mundial, com um total de 242 soldados e oficiais alemães mortos durante o conflito.
Zaitsev era neto de caçador e aprendeu a atirar ainda criança, caçando em Eliniski, sua terra natal junto aos Montes Urais, onde vivia como pastor.
Inicialmente foi incorporado na infantaria da marinha e chegou a Stalingrado em 20 de Setembro de 1942, com a 284ª Divisão de Fuzileiros. Brevemente foi erguido à categoria de herói nacional, pois os franco-atiradores eram então muito estimulados pelo general Vassili Chuikov, comandante do 62º Exército, encarregado da defesa da cidade contra os ataques do 6º Exército alemão.
Ele fixava uma mira Mosin-Nagant a um rifle antitanque de 20mm, que facilmente penetrava os capacetes dos alemães, causando dezenas de mortes por tiros certeiros na cabeça.
Os números divulgados pelos soviéticos naquela época apontam estimativas de que mais de mil alemães foram mortos por franco-atiradores durante a Batalha de Estalinegrado, sendo anunciado que Zaitsev fora responsável por 225 dessas mortes (232 e 242 em outras fontes). Ao fim da guerra, este número subiria para cerca de 468, antes de Zaitsev ser cegado pela explosão de uma mina. Ele também atuou como instrutor de franco-atiradores do exército soviético.
Após seus serviços prestados na Segunda Guerra Mundial, ele saiu do exército e foi trabalhar em uma fábrica, o que era o seu sonho. Ele faleceu a 15 de Dezembro de 1991, aos 76 anos, na cidade de Kiev, Ucrânia.





Ele é o da esquerda

Títulos e ordenações
Título de Herói da União Soviética (22 de Fevereiro de 1943).
Ordem de Lenin
Título de "Cidadão Honorário da Heróica Cidade de Volgogrado" (7 de Maio de 1980).
2 Ordens da Faixa Vermelha
Ordem do Grande Patriota, primeira classe
Várias medalhas
Atualmente, em Volgogrado (antiga Stalingrado), há um monumento em sua homenagem.
Zaitsev teve sua vida retratada no filme Círculo de Fogo/Inimigo às Portas, em que foi representado pelo ator britânico Jude Law.

Túmulo de Vasily Grigoryevich Zaitsev

3 comentários:

  1. ele tambem costumava atirar nos olhos dos oficiais..

    ResponderExcluir
  2. eu goistei da historia de ese camaradadas, vou seguir se exemplo na vida real nos debemos ter esa coragem esa mao de DEus a nossso lado

    ResponderExcluir
  3. Com certeza, foi um bom soldado, soube defender bem sua nação inclusive o jogo de guerra call of duty 1 ou 2 foi feito em homenagem a esse soldado que até a introdução do jogo é tal como conta a história, tem o filme tambem circulo de fogo. forte abraço a todos.

    ResponderExcluir

Favor, sem ofensas, comentários ideológicos, racistas, antissemitas e semelhantes.

Se não concordar, discordar ou mesmo ter a acrescentar com o escrito no post, o dialogo é a melhor opção.

OBS: Não tenho muito tempo para responder todos comentários, então se seu comentário demorar a ser moderado, não venha reclamar comigo, pois tenho outras atividades alem desse blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...