quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Livro homenageia os pracinhas da cidade de Socorro-SP

Através de um trabalho de pesquisa, com duração de dois anos, os heróis da Força Expedicionária Brasileira, FEB, serão carinhosamente homenageados. A iniciativa é do pesquisador Derek Destito Vertino, 22 anos, licenciado em História e pós-graduando em História Militar. Em visita a redação do Jornal da Cidade, Derek conta que a idéia de pesquisar sobre os Veteranos da Segunda Guerra Mundial surgiu através de um estágio realizado no Museu Municipal. Neste período encontrou um trabalho escolar de um colégio municipal, sobre o veterano Thomas Borim.

A partir desse material começou a pesquisar, e levantou outros nomes, como: Benedito Vaz de Lima, Luiz Granconato, Manfredo Lugli e Ramiro Zucato. Na seqüência surgiu a necessidade de elaborar um projeto para a construção de um monumento em homenagem aos veteranos. Derek conta que em outras cidades, da região, existem monumentos e o Dia da Vitória é comemorado através de sessões solenes.

Participou de reuniões com a Prefeita e alguns vereadores, que mostraram-se entusiasmados com o projeto. Não tendo obtido nenhuma resposta sobre a possível construção do monumento, decidiu continuar as pesquisas e organizar um livro para contar sobre a Segunda Guerra e os Veteranos de Socorro. O objetivo é promover a participação dos socorrenses, pois ficaram 65 anos no esquecimento.

O livro é dividido em dois capítulos. No primeiro capítulo é abordada sobre a Segunda Guerra, de uma maneira Geral. O segundo fala sobre a biografia de cada Veterano; a cobertura da imprensa local sobre o assunto e finalizando, uma reflexão do autor sobre o Nazismo na região das Águas Paulista.

A previsão de lançamento é para a segunda quinzena de março. Nesta primeira edição serão publicados 500 exemplares, com aproximadamente 120 páginas. A edição é do próprio autor, com impressão da Gráfica “A Moreninha”.

Contato com o autor do livro:

019 – 8126 9182
019 – 8170 9858
Colaborador: Franks Prado – Diretor Responsável pelo Jornal da Cidade
Referência: Jornal da Cidade. Ano I. Número: 11, p. 03
Fonte: Portal FEB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor, sem ofensas, comentários racistas, antissemitas, homofóbicos e semelhantes...

Racismo é crime (Lei 7.716/89).

Não irei liberar comentários que ataquem outras pessoas.