domingo, 28 de novembro de 2010

Parlamento da Rússia atribui massacre de poloneses a ex-líder soviético

26/11/2010

União Soviética reconheceu apenas em 1990 a autoria dos crimes

A Câmara Baixa do Parlamento da Rússia, chamada de Duma, aprovou nesta sexta-feira (26) em primeiro turno uma declaração que reconhece como "uma tragédia" ordenada por Josef Stalin o massacre de milhares de oficiais poloneses pelo NKVD em 1940 em Katyn. A declaração também implica outros dirigentes soviéticos.

- Os documentos publicados, que permaneceram por muitos anos nos arquivos secretos, não apenas revelam a amplitude desta terrível tragédia, como são uma prova de que o crime de Katyn foi cometido por ordem pessoal de Stalin e de outros dirigentes soviéticos. A responsabilidade desta matança foi atribuída na propaganda soviética aos criminosos nazistas, o que alimentou a revolta, a amargura e a desconfiança do povo polonês.

Imagem de arquivo mostra retirada de corpos de poloneses de cova coletiva em Katyn.
O Parlamento russo manifesta sua "profunda compaixão com todas as vítimas desta repressão injustificável, com suas famílias e amigos", prossegue a nota.

Moscou e Varsóvia iniciaram este ano uma aproximação sem precedentes desde a época soviética.

Após a invasão pela URSS em setembro de 1939 das regiões do leste da Polônia em consequência do pacto germânico-soviético, 22 mil oficiais poloneses prisioneiros do Exército Vermelho foram mortos nos bosques de Katyn e em Mednoia (Rússia), assim como em Jarkiv (Ucrânia).

Durante décadas, a União Soviética acusou a Alemanha nazista de ter cometido os assassinatos. Apenas em abril de 1990 o líder soviético Mikhail Gorbachov reconheceu a responsabilidade do país no massacre.



As imagens dos documentos que foram liberados pelo governo russo vocês podem ver aqui:  

2 comentários:

Favor, sem ofensas, comentários racistas, antissemitas, homofóbicos e semelhantes...

Racismo é crime (Lei 7.716/89).

Não irei liberar comentários que ataquem outras pessoas.