quinta-feira, 6 de maio de 2010

Divulgadas imagens de documentos do massacre de Katyn


As imagens dos documentos secretos que detalham a decisão do governo soviético de assassinar 22 mil oficiais poloneses em Katyn, em 1940, foram divulgadas nesta quinta-feira pelas agências internacionais. A decisão de divulgar os documentos foi tomada ontem pelo presidente russo Dmitri Medvedev em um gesto de solidariedade em relação à Polônia, que recentemente foi abalada pela morte do presidente Lech Kaczynski.

Os documentos mostram como o líder Joseph Stálin aprovou o massacre comandado por Lavrenty Beria, seu homem de confiança dentro da polícia secreta, durante a Segunda Guerra Mundial.
O documento principal tem quatro páginas e foi enviado a Stálin por Beria, chefe da NKVD, precessora da KGB. Nele, o oficial expõe sua proposta de “rapidamente examinar o uso dos meios mais duros de punição - a morte a tiros”. A assinatura de Stálin e um carimbo de “top secret” ilustram a primeira página. A iniciativa, diz o jornal britânico Times, é mais uma tentativa de Moscou de resolver as polêmicas com Varsóvia em relação a Katyn. No entanto, mais de 100 volumes relacionados à investigação ainda seguem restritos.
Os documentos divulgados são cópias eletrônicas. No site http://rusarchives.ru/publication/katyn/spisok.shtml (o endereço está disponível, mas logo abaixo, na continuação da postagem, coloquei  ele traduzido, para facilitar) é possível encontrar sete documentos da chamada “pasta para guardar papéis especiais Nº1″, como era chamado o arquivo máximo da chefia soviética. O documento principal, com data de 5 de março de 1940 e com um sinal verde de Stálin e outros membros da cúpula soviética, acrescenta que estes casos devem ser vistos “sem pedir o comparecimento dos detidos e sem apresentação de acusações”.
Os russos ainda não reconheceram oficialmente o crime cometido em Katyn como um massacre. Primeiro, o regime soviético atribuiu as mortes aos nazistas. Depois da queda do comunismo, Mikhail Gorbachev e Boris Yeltsin abriram os arquivos do caso e a Rússia assumiu a responsabilidade. Mas ainda há um impasse sobre a “descrição legal do crime”. Putin, ao assumir o poder, endureceu novamente a posição de Moscou. O premiê chegou a dizer que se tratava de um “crime político”. Em 2008, jornais russos chegaram a atribuir o crime mais uma vez à Alemanha de Hitler.

No entanto, nos últimos tempos a Rússia vem tentando dar alguns passos para confrontar seu passado. Isso se acelerou depois do acidente que matou o presidente Lech Kaczynski e outras 95 pessoas a caminho de uma cerimônia de homenagem aos mortos em Katyn, mas algumas iniciativas já haviam sido tomadas. A própria cerimônia que participaria Kaczynski era uma. Outra foi a exibição do filme Katyn, do diretor polonês Andrzej Wajdas, pela primeira vez na televisão russa. Além disso, Medvedev participou pessoalmente o funeral do presidente, onde recebeu o pedido do cardeal Stanislaw Dziwisz para resolver a dificuldade história dos dois países.

Fonte: Site Terra



Por decisão do presidente da Federação da Rússia, DA  Medvedev colocou imagens eletrônicas de documentos de arquivo original sobre o problema "de Katyn" do pacote "N 1"



1 - 

(clique nas imagens para ampliá-las)

2.  
 
(clique nas imagens para ampliá-las)

3.  

4.
(clique nas imagens para ampliá-las)

5. 
(clique nas imagens para ampliá-las)


6.  

(clique nas imagens para ampliá-las)

7.

(clique nas imagens para ampliá-las)
 
Fonte: http://rusarchives.ru/publication/katyn/spisok.shtml


2 comentários:

  1. EXCELENTE TRABALHO. - O QUE ESTÁ FALTANDO PARA COMPLETAR É A TRADUÇÃO DOS TEXTOS PARA O PORTUGUÊS A FIM DE ENTERDERMOS MELHOR O SEU CONTEÚDO. PARABENS PELO BLOG REALMENTE ÚTIL, CONSTRUTIVO E NECESSÁRIO

    ResponderExcluir
  2. na verdade, ate hoje não arrumei a tradução do russo, pois achei muito difícil a concordância.Mas só abrir os documentos no tradutor que já dá para ter uma noção.

    ResponderExcluir

Favor, sem ofensas, comentários racistas, antissemitas, homofóbicos e semelhantes...

Racismo é crime (Lei 7.716/89).

Não irei liberar comentários que ataquem outras pessoas.