quinta-feira, 20 de maio de 2010

Uma pequena história da Rússia

É triste mas verdadeiro.

Meu nome é Anna Streltasova. Em 1942, durante a guerra, eu vivia em Stalingrado. Minha mãe, minha pequena irmã, meu pai e eu morávamos em um edifício de apartamentos. Meu pai trabalhava nas máquinas da vizinha fábrica de tratores. Eu há pouco havia terminado minha instrução secundária e tinha começado minha educação na universidade de medicina. Junto com minha educação médica eu também era membro da unidade médica civil voluntária. Tarde na manhã de 23 de agosto, eu tinha voltado da escola médica para casa e minha mãe me pediu que fosse ao mercado para comprar uma melancia e trazê-la para o almoço. Quando eu estava voltando do mercado eu ouvi sirenes de aviso de ataque aéreo. Como eu então só tinha dezessete anos e nada me amedrontava isto não me alarmou e eu apenas as ignorei. Eu já ouvira muitas sirenes antes e nada jamais tinha acontecido.

Meu único propósito era trazer a melancia para casa para minha mãe e minha pequena irmã desfrutá-la. Minha mãe estava esperando para partir a melancia na tábua de cortar, e ela assimo fez com uma grande e afiada faca. Oh, parecia tão vermelha, madura e deliciosa. Justo quando nós estávamos a ponto de come-la, uma bomba atingiu nosso edifício. Copo quebrado voou por todos os lados. Minha pequena irmã foi atingida por estilhaços de copo e estava sangrando. Minha mãe apanhou um pano rosa e tentou parar o sangramento. O pano estava coberto com sangue vermelho e grossos pedaços de melancia. Minha mãe arrebatou imediatamente minha pequena irmã para levá-la ao hospital. As bombas estavam caindo por toda parte nas vizinhanças e as casas estavam em chamas. Eu quis acompanhá-las mas tive que ficar ajudar com os feridos que estavam sendo despejados na rua. Eu lutei para ajudar os feridos a escaparem embarcados na balsa. Havia uma multidão de pessoas na rua, civis e militares, muitos feridos e muitas crianças. Era impossível eu voltar a minha casa. Não havia como retroceder para mim. Eu me alistei voluntariamente no exército para trabalhar em um hospital de campanha onde meu treinamento e educação ajudaria. Cinco anos depois, em 1947, eu voltei para casa em Stalingrado. Nada havia sido deixado do meu bairro. Minha rua tinha se ido, minha casa tinha se ido, minha mãe e minha pequena irmã tinham desaparecido para sempre. Minha última esperança era ser capaz de achar meu pai. Mas, na realidade, no dia 24 de agosto de 1942, os soldados alemães já estavam se aproximando da fábrica de tratores. Meu pai levou para cima um rifle, outros agarraram metralhadoras e algunstomaram tanques T-34 diretamente do seu trabalho na linha de montagem de tanques, eles correram para fora da fábrica para deterem as tropas alemãs. Não havia nenhuma unidade do exército russo nas vizinhanças, assim estes valentes cidadãos soldados contiveram os alemães por três a quatro dias até que as primeiras tropas russas fossem capaz de auxiliá-los.

Desgraçadamente eu devo dizer, meu pai foi morto durante esta batalha.

Em dois brevíssimos dias de minha jovem vida eu perdi meu lar, minha família e tudo o que eu tinha. Daquele dia em diante a rica cor vermelha da melancia me enche com profunda tristeza. Eu nunca mais pude comprar ou comer uma melancia.

Nunca.
Anna Streltasova

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor, sem ofensas, comentários racistas, antissemitas, homofóbicos e semelhantes...

Racismo é crime (Lei 7.716/89).

Não irei liberar comentários que ataquem outras pessoas.