Informe do comandante da batería de artilharia antiaérea do 1051º Regimento de Fuzileiros da 300ª Divisão de Infantaria.
Nota: Esta batería estava situada na ilha Penkovatyj no Rio Volga. Através da parte do norte da cidade. Próximo da aldeia de Sryedne-Pogromnoje na margem esquerda (leste) do rio.
"Ao amanhecer do dia 20 de outubro de 1942, informou o posto de observação: entre a névoa na área de Tomilino, o estrondo de motores de barcos é audível. Estão se aproximando da ilha dois barcos de assalto e 12 barcos a remos, transportando aproximadamente um batalhão de comandos alemães (tropas de assalto). Os artilheiros da batería A.A. elevaram um alarme. Quando os barcos inimigos estavam à distância de 150 metros, a bateria começou um fogo destrutivo. Os fuzis e metralhadoras das companhias de um batalhão do 1049° Regimento de Fuzileiros também começaram atirar. A artilharia alemã começou um poderoso contrafogo. Metralhadoras inimigas da margem direita e dos barcos atiraram sobre nossas defesas. Os canhões da bateria destruíram os barcos de assalto alemães e duplas metralhadoras pesadas, com a ajuda dos fuzileiros, destruíram os barcos a remo. Os "comandos" são completamente destruídos na água. Nenhum soldado alemão pôs os pés na ilha.
Baixas da batalha: 1 morto, 6 feridos.
Munição desperdiçada... ..etc..
Estes soldados mostraram coragem particular:
1. Sargento Kuzmenko - comandante de guarnição antiaérea.
2. Sargento júnior Temirgalyjev - municiador.
Assinatura: Tenente Júnior I. Chenin.
ótimo sempre procurei informações e fotos. é o meu assunto preferido guerra principalmente a segunda muito bom o trabalho de voces com isso vou aprender ainda mais....... obrigado joelio d.c. m. g.
ResponderExcluir