terça-feira, 18 de maio de 2010

Um episódio da batalha de Stalingrado

Do arquivo de Volgogrado.

Informe do comandante da batería de artilharia antiaérea do 1051º Regimento de Fuzileiros da 300ª Divisão de Infantaria.

Nota: Esta batería estava situada na ilha Penkovatyj no Rio Volga. Através da parte do norte da cidade. Próximo da aldeia de Sryedne-Pogromnoje na margem esquerda (leste) do rio.

 
"Ao amanhecer do dia 20 de outubro de 1942, informou o posto de observação: entre a névoa na área de Tomilino, o estrondo de motores de barcos é audível. Estão se aproximando da ilha dois barcos de assalto e 12 barcos a remos, transportando aproximadamente um batalhão de comandos alemães (tropas de assalto). Os artilheiros da batería A.A. elevaram um alarme. Quando os barcos inimigos estavam à distância de 150 metros, a bateria começou um fogo destrutivo. Os fuzis e metralhadoras das companhias de um batalhão do 1049° Regimento de Fuzileiros também começaram atirar. A artilharia alemã começou um poderoso contrafogo. Metralhadoras inimigas da margem direita e dos barcos atiraram sobre nossas defesas. Os canhões da bateria destruíram os barcos de assalto alemães e duplas metralhadoras pesadas, com a ajuda dos fuzileiros, destruíram os barcos a remo. Os "comandos" são completamente destruídos na água. Nenhum soldado alemão pôs os pés na ilha.
Baixas da batalha: 1 morto, 6 feridos.
Munição desperdiçada... ..etc..
Estes soldados mostraram coragem particular:
1. Sargento Kuzmenko - comandante de guarnição antiaérea.
2. Sargento júnior Temirgalyjev - municiador.

Assinatura: Tenente Júnior I. Chenin.

Um comentário:

  1. ótimo sempre procurei informações e fotos. é o meu assunto preferido guerra principalmente a segunda muito bom o trabalho de voces com isso vou aprender ainda mais....... obrigado joelio d.c. m. g.

    ResponderExcluir

Favor, sem ofensas, comentários racistas, antissemitas, homofóbicos e semelhantes...

Racismo é crime (Lei 7.716/89).

Não irei liberar comentários que ataquem outras pessoas.