segunda-feira, 4 de setembro de 2023

Resistência judaica armada em Yarmolitsy - Ucrânia


Ucrânia, janeiro de 1943. Partidários judeus do distrito de Bershad, na região de Vinnitsa, entre eles o comandante do destacamento Tales Yankl. Fonte: Yad Vashen. Número de arquivo 2855/1. Disponível em: https://www.yadvashem.org/yv/ru/education/gallery/resistance.asp. Acesso: 04/09/2023 

Resistência em Yarmolitsy¹

[Em Ostrog, os judeus saudaram seus algozes com rajadas de metralhadoras. Em Proskurovo, o tiroteio durou várias horas. Os judeus mataram três homens da SS e cinco policiais recrutados entre a população local. Vários jovens conseguiram entrar na floresta e escapar.]

Em Yarmolitsy, os judeus resistiram durante dois dias. As armas foram trazidas junto com utensílios domésticos e preparadas com antecedência. Os seguintes acontecimentos ocorreram no acantonamento²: Judeus mataram o primeiro policial que apareceu para selecionar um grupo de vítimas e jogaram seu corpo pela janela. Houve uma troca de tiros durante a qual vários outros policiais foram mortos.

No dia seguinte chegaram caminhões com policiais das áreas próximas. Eles não conseguiram entrar no acantonamento até a noite, quando o suprimento de munição dos judeus acabou. A execução durou três dias; dezesseis policiais foram mortos durante esta resistência, entre eles o chefe da polícia e cinco alemães.

Houve casos de suicídio em outros prédios no acantonamento. Um pai jogou seus dois filhos pela janela e então ele e sua esposa mergulharam juntos para a morte. Uma garota parou na janela e gritou: “Viva o Exército Vermelho! Viva Stálin!"


Informações fornecidas por E. Lantoman

Preparado para publicação por Ilya Ehrenburg.

¹ Este material é intitulado “Resistência” na coleção Murderers of Peoples, vol. II, pp. 128-129 . O manuscrito do The Black Book não indica o nome da pessoa que forneceu essa informação e falta o início do texto.

² Nota explicativa do tradutorAcantonamento é um quartel militar temporário ou semipermanente. O acantonamento serve de base de apoio ou local de abrigo e alimentação da tropa

Tradução: Daniel Moratori (blog Avidanofront.blogspot.com)

Fonte: EHRENBURG, Ilya;  GROSSMAN, Vasily. The Black Book: the Ruthless Murder of Jews by German-fascist Invaders Throughout the Temporarily-occupied Regions of the Soviet Union and In the Death Camps of Poland During the War of 1941-1945. New York (N.Y.): Holocaust library, 1981, p.25-26.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor, sem ofensas, comentários racistas, antissemitas, homofóbicos e semelhantes...

Racismo é crime (Lei 7.716/89).

Não irei liberar comentários que ataquem outras pessoas.