URSS, 1941, uma execução pelo Einsatzgruppen, durante a Operação Barbarosa |
As ações da Wehrmacht e dos Einsatzgruppen
Setembro de 1941
Alto comando
Corpo do Exercito Sul
Ic/AO (Abw, III)
Quartel General, 24 de setembro de 1941
Assunto: A luta contra elementos hostis ao Reich
na medida em que não está dirigida contra uma força militar inimiga, a investigação e luta contra as tendencias e os elementos hostis ao Reich (comunistas, judeus, etc.) dentro das zonas ocupadas, constituem a tarefa exclusiva dos Sonderkommandos (Unidades especiais), da Policia de Segurança e do SD, os quais, sob sua própria responsabilidade, tomaram as medidas necessárias e as levaram a cabo.
São proibidas as ações individuais de membros da Werhmacht, ou a participação destes nos excessos cometidos pela população ucraniana contra judeus; também é proibido observar ou tirar fotografias enquanto atuam os Sonderkommandos.
Esta proibição será levada a conhecimento dos membros de todas unidades. Os [Comandantes] encarregados da disciplina nos distintos intervalos, são responsabilizados da execução desta proibição. Em caso de infração, deverá se investigar cada circunstância para determinar se existiram falhas por parte do Comandante em sua obrigação de controle, e quando for necessário, será castigado com severidade.
Assinado: von Rundstedt
Distribuição:
A.O.K. (Comando de inteligencia), Pz. Gr. (Divisão de blindados)
Bef rückw H (Comando da retaguarda)
Befehlsstelle Süd (Comando Sul)
Abt. des Stabes u. Wach-Kp. (Departamento do Estado Maior e das Companhias de Guarda)
Nachr.: Luftflotte (Força aerea)
NOKW - 541
Fonte: El Holocausto en documentos - Selección de documentos sobre la destrucción de los judiós de Alemania y Austria, Polonia y la Unión Sociéticas; p.426-427
Ver também: Ordem sobre a conduta de tropas em territórios orientais
Interessante...
ResponderExcluir