quinta-feira, 10 de maio de 2012

Mensagem do comandante do AK a uma solicitação judia pedindo armas

Soldados das Waffen SS com um judeu que foi capturado durante a revolta.
Yad Vashem Foto Arquivo 2807/111
Depois de tudo, judeus procedentes de toda classe de grupos incluindo comunistas, se diregem a nós para pedir armas, como se nossos depositos estivessem completos. A modo de experimento, dei-lhes algumas pistolas. Não estou  de todo seguro que utilizaram essas armas. Já não lhes entrego mais armas, porque como já sabeis, nós mesmos não as temo; estamos esperando uma nova expedição. Informamos  aos nossos contatos judeus que temos em Londres.

Kalina

Arquivos do Yad Vashem, 025/93
 
Obs: O General Rowecki, Comandante do Ak, envio sua mensagem ao Governo Polaco de Londres, em 04 de janeiro de 1943. AK -  Armia Krajowa -  Exercito da Patria: O braço militar do movimento clandestino polaco  sob as ordens do governo em exilio em Londres.

Tradução: Daniel Moratori (avidanofront.blogspot.com)

Fonte: El  Holocausto en documentos -  Selección de documentos sobre la destrucción de los judiós de Alemania y Austria, Polonia y la Unión Sociéticas;  p.336


4 comentários:

  1. Daniel, parabéns pelo post. Eu acho que já vi essa coleção do Yad Vashem (o link comentando sobre ela), excelente documentação. Adoro ver a patota de suástica ter chiliques quando lê um post desses tentando negar que esse tipo de documentação exista ou entrando em estado de choque porque leram sobre a barbárie do regime que eles defendem sem nem ter ideia de fato do que aquilo representa.

    ResponderExcluir
  2. To lendo ele, tem muita coisa também, e um que já estou traduzindo é sobre o Einsatzgruppen.
    Estou pensando em dar um gás nas ferias e postar todo o Crime Metodico, lá tem muita coisa que vai servir pra todo mundo que rebate esses neonazistas, porque como o livro é difícil de achar, acho que ajudaria. Esse do Yad Vashem é 3 vezes mais grosso, e eu te aconselharia a comprar os 2, é informação que não acaba mais, deixa qualquer site no chinelo. Pena que é difícil encontra-los, então tem de ficar garimpando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse Crime Metódico é difícil de achar, é raro inclusive, não só no Brasil como fora. Como os livros do Bernadac que consegui achar um online (em francês) só que cadê eu achar o link? rsrsrs. Acho que foi Os Manequins Nus, algo assim.

      Excluir
    2. O Crime Metódico é mesmo, e não entendo o porque desse livro ser tão raro, já que é um livro que realmente mostra todos os métodos e aplicação com própria documentação alemã dos assassinatos e massacres no Leste Europeu.

      Os do Bernadac já tem na Estante Virtual. O Trem da Morte e os 186 degraus são indescritíveis. Uma coisa interessante são as descrições dos Kapos, que é claramente feita em todos os livros, minunciosamente.

      Excluir

Favor, sem ofensas, comentários racistas, antissemitas, homofóbicos e semelhantes...

Racismo é crime (Lei 7.716/89).

Não irei liberar comentários que ataquem outras pessoas.