sexta-feira, 7 de março de 2014

Publicados documentos sobre colaboração de nacionalistas ucranianos com Alemanha nazista

O MRE da Rússia divulgou uma série de documentos do antigo Ministério do Interior soviético, referentes aos anos 1942-45 sobre a atividade desenvolvida por nacionalistas ucranianos durante a Segunda Guerra Mundial.

Os documentos contêm depoimentos e provas irrefutáveis de sua colaboração com as autoridades nazistas e participação em execuções em massa da população civil.

Vale notar que os ativistas ultra-nacionalistas voltaram a ganhar força após o colapso da URSS. O ex-presidente pró-europeu, Viktor Yuschenko, chegou a distinguir Stepan Bandera e Romam Schuschkevich, fundadores do Exército Insurreto Ucraniano (UPA) e da Organização dos Nacionalistas Ucranianos (OUN), com o título honorífico de Herói da Ucrânia.

Os seus simpatizantes e sucessores continuam protagonizando os eventos dramáticos em Kiev.
Fonte: http://portuguese.ruvr.ru/news/2014_03_05/Publicados-documentos-sobre-colabora-o-de-nacionalistas-ucranianos-com-Alemanha-nazista-7246/

Links dos documentos: http://www.idd.mid.ru/inf/inf_01.html

Obrigado ao Roberto que achos os documentos: Holocausto-doc: Documentos sobre os fascistas ucranianos (em russo)

 

Um comentário:

  1. Daniel, eu achei o link do MRE com esses documentos, só que nem olhei nada, só salvei o link mesmo pra ver depois. Vou ver se posto isso no blog, mas pra postar só o link sem traduzir nada achei melhor nem postar antes de ver, porque temo que isso seja só represália russa ao caso da peleja com a Ucrânia pois deveriam ter solto isso antes até porque são documentos relativos à segunda guerra e não a fatos recentes. Em todo caso, é melhor que soltem do que deixem isso guardado sem que ninguém tenha acesso ao material.

    ResponderExcluir

Favor, sem ofensas, comentários ideológicos, racistas, antissemitas e semelhantes.

Se não concordar, discordar ou mesmo ter a acrescentar com o escrito no post, o dialogo é a melhor opção.

OBS: Não tenho muito tempo para responder todos comentários, então se seu comentário demorar a ser moderado, não venha reclamar comigo, pois tenho outras atividades alem desse blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...