domingo, 11 de abril de 2010

Crianças na guerra

Segue abaixo uma sequencia de fotos de crianças,  atingidas pela guerra, sendo vitimas ou mesmo combatentes, que estiveram, direta ou indiretamente,  ligadas ao grande conflito. As fotos abaixo são de crianças russas.















5 comentários:

  1. Dois posts abaixo demonstrei-lhe que mais de 100 mil militares de origem judaica combateram nas fileiras do exército alemão.

    Isto não lhe suscita nenhuma resposta? Ou é demasiado complexa para si?

    ResponderExcluir
  2. Eu vi, comprei esse livro mas ainda não li, estou lendo um outro sobre a deportação. Os "judeus" que você disse, que na verdade eram as vezes meio-judeus, ou homens de parcial ascendência judia, que eram chamados de ´Mischlinge judeus´ serviram sim no exercito alemão. Varias outras nacionalidades tambem serviram.

    "Isto não lhe suscita nenhuma resposta? Ou é demasiado complexa para si?"

    Em relação a esse post das crianças agora? Depende da resposta que vc queira ouvir e o ponto de vista que está analizando. O que você tem a indagar?

    ResponderExcluir
  3. Já sabia que os soviéticos tinham utilizado crianças na guerra. Os nazis, na parte final, também o fizeram. Quando as nações entram em desespero absoluto recorrem a tudo.

    ResponderExcluir
  4. Eram os Volkssturm, mas só foram criadas em 1944, no desespero do avanço sovietico.

    ResponderExcluir
  5. Salvo que se conheçam as origens das imagens, fotos com crianças "armadas até os dentes" na 2ª Guerra são relativamente comuns, até porque após as batalhas, em especial as de grande porte e próximas de regiões mais habitadas armas, munições a até veículos pesados eram abandonados quando um enorme batalhão era exterminado ou batia em retirada, as crianças da região, algumas orfãs ou cujos pais haviam ido à guerra tinham todo o tempo livre para usar os brinquedos recolhidos, sim, a garotada de 10/12 anos disparavam canhões e metralhadoras abandonados e acabavam se ferindo gravemente, pela quantidade de armamentos e pela felicidade da gurizada a primeira foto bem que pode estar ilustrando um desses momentos.
    É de se lembrar que bandos de crianças sozinhas vagavam por toda a europa já na metade do conflito, após tais hordas somente aumentaram, junte - se milhares de crianças famintas e sem qualquer autoridade sobre si com armas e munição à vontade e o cenário de mortes e mutilações era o esperado.
    Ok, nasci décadas depois e dou graças a Deus por isso, mas ia ser demais ter uma MG 42 para brincar aos dez anos, rs.

    ResponderExcluir

Favor, sem ofensas, comentários racistas, antissemitas, homofóbicos e semelhantes...

Racismo é crime (Lei 7.716/89).

Não irei liberar comentários que ataquem outras pessoas.