segunda-feira, 19 de abril de 2010

Volkssturm - Tempestade do Povo



Em outono de 1944 a derrota total da Alemanha nazista já parecia inevitável. No entanto, Hitler fez qüestão de não se dar por vencido e seguiu empenhado em criar uma linha de defesa para proteger o território alemão e especialmente Berlim. O problema, entre muitos outros, era que o resto de seus exércitos estavam espalhados por toda Europa e a maioria da juventude alemã estava morta ou prisioneira.


Volkssturm em parada, Berlim, Novembro 1944.





Em parada.

A situação não podia ser mais crítica de modo que ante situações desesperadas, soluções desesperadas. Hitler ordenou recrutar qualquer cidadão alemão capaz de carregar uma arma e para isso criou as "Volkssturm".



 O Volkssturm (milícia do povo) foi criado por decreto em 25 de Setembro de 1944 como forma de milícia defensiva local e consistia de todos aqueles homens com idades entre 16 e 60 anos que não eram militares.O pessoal Volkssturm geralmente era constituído pelos muito novos ou muitos velhos e para aqueles não conseguiram ser convocados para o Exército. Estas Unidades Volkssturm tinham como objetivo serem utilizadas nos distritos locais onde foram criadas, sendo lançadas em combate contra o Exército Vermelho com o intuído de diminuir ou retardar o avanço na Alemanha perto do final da Guerra. A formação, administração, treinamento e utilização operacional da Volkssturm ficava a cargo do NSDAP (Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei – Partido Nazista), líderes políticos responsáveis locais, as Waffen SS e pela Wehrmacht no controle das operações. No entanto, a Volkssturm era legalmente classificado com o status de soldados, com o mínimo de equipamento e tinha não oficialmente o suprimento de uniformes. A braçadeira foi criada para identificar o pessoal ligado ao Volkssturm.

 
Entre outras coisas dizia assim:



O inimigo iniciou ações para acabar com nosso império, para destruir o povo alemão e sua ordem social; seu último objetivo, é a exterminação da raça alemã. Uma vez mais, por nossa férrea vontade, a continuidade do Império e por tanto da Europa estará assegurada. Mas como nossos inimigos Acreditam ser capazes de nos dar o golpe final, decidimos utilizar novamente o poder de nosso povo. As intenções de nosso inimigo, o judaísmo internacional, de nos aniquilar, será arrasado pela vontade do povo alemão.


Para o reforço do poder de nossas forças armadas e em especial da liderança na luta infatigável em todas partes, ali onde nossos inimigos queiram pôr o pé sobre a terra alemã, demando ir ao combate todos os homens capazes de manejar uma arma. Por tanto, ordeno:


1) Serao formadas as Volkssturms, forças de defesa do povoo alemão, em todos os distritos do Império da Grande Alemanha, nas quais deverão servir todos os homens de 16 a 60 anos capazes de portar uma arma. Defenderão o solo pátrio com todas as armas e os meios a seu alcance que pareçam apropriados.


9)O Partido Nacional-socialista cumpre sua mais alta obrigação de honra ante o povo alemão, ao dar prioridade em sua organização para cumprir com sua responsabilidade nesta luta.


Quartel General do Führer,
25 de setiembre de 1944
Adolf Hitler


                            Volkssturm defendendo o Rio Oder, Fevereiro de 1945.


Volkssturm recebendo ordens.




Sua principal arma foi o "Panzerfaust" (Punho blindado). Um lança foguetes barato na fabricação e fácil de usar, que resultava bastante efetivo como arma anti-tanques. Foi usado para tentar evitar o grande avanço de blindados sovieticos.

 




Treinamento com um Panzerschreck


                                                         Treinamento com uma MG-42


Uma das coisas nas quais Hitler insistiu especialmente foi que estas unidades não só recebessem um treinamento militar, senão que também fossem fortemente doutrinados na ideologia nazista.
A ideia era criar um corpo de fanáticos que lutassem até a aniquilação do inimigo ou a própria. Por este motivo, as Volkssturm não estavam sob o controle da Wehrmatch (exército regular) senão que dependiam diretamente de Hitler e do Partido Nazista.

Hitler condecora um jovem Volkssturm. Esta fotografia foi feita em Abril de 1945, na Batalha de Berlim. (Provavelmente seja uma da últimas fotografias de Hitler com vida).




No entanto a efetividade das Volkssturm foi escassa ou nula. Mal tiveram tempo para receber instruções e muito menos dispunham de instrutores com experiência. A maioria dos instrutores eram veteranos da I guerra mundial que nunca tinham enfrentado um exército moderno. Salvo algum caso esporádico de resistência até a morte em alguma invasão a pequenos povoados, as Volkssturm mal tiveram incidência sobre o incontrolável avanço aliado.

Na maioria das vezes e no melhor dos casos, acabavam virando prisioneiros.

2 comentários:

  1. Ouvi falar que eles foram muito mais efetivos contra os soviéticos, geralmente lutavam até a morte por medo de se render, sendo que os prisioneiros alemães em geral eram executados ou tinham um tratamento cruel, o que não ocorria na frente ocidental, onde eles recebiam um tratamento digno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tratamento digno? Parece que nunca ouviu falar dos campos para japoneses no EUA e no estupro coletivo de Berlim, amador, os aliados ganharam a guerra, eles contam a história ;)

      Excluir

Favor, sem ofensas, comentários racistas, antissemitas, homofóbicos e semelhantes...

Racismo é crime (Lei 7.716/89).

Não irei liberar comentários que ataquem outras pessoas.