domingo, 27 de fevereiro de 2011

Restos humanos nos esgotos de Buchenwald


Buchenwald - 1945
Cheguei ao campo de concentração de Buchenwald em 26 de setembro de 1939 e fui lotado na turma de trabalho dos alojamentos dos prisioneiros, na seção de jardinagem, designado para o nivelamento de terrenos. Em l6 de setembro de 1941, vários oficiais russos capturados foram trazidos para o campo como prisioneiros de guerra, chegando após a chamada da noite. 

Por volta dessa hora, alguns caminhões seguiram em direção ao crematório. Em 18 de setembro, isto é, dois dias depois, um cano do sistema de esgotos ficou entupido sob o terreno em que estávamos trabalhando. Embora eu nada tivesse a ver com o sistema de esgoto, o sargento da SS Döring censurou-me pelo fato de o sistema não estar funcionando. Com um camarada holandês, fui tentar desobstruir o cano. Descobrimos que a causa do bloqueio cera um monte de ossos humanos, alguns ainda cobertos com pedaços de carne não queimada. 

O Sargento da SS Döríng mandou-nos espalhar as cinzas e os restos da carne pelo chão e queimá-los durante nosso trabalho de aplainamento. Eu disse aos meus camaradas: “Vamos cavar um buraco e enterrar tudo de maneira correta.” Contra as ordens do sargento Döring, cumprimos esse plano e enterramos os ossos da maneira mais conveniente possível. O ponto exato ainda está claro na minha memória. De outra fonte, sei que os especialistas em sistemas de esgoto de Bremen descobriram igualmente que a causa do entupimento eram partes semiqueimadas de corpos humanos e ossos.

Anton Janacek

HACKETT, David A. - O Relatório Buchenwald, Rio de Janeiro:Editora Record,1998. Pag. 229

3 comentários:

  1. Tenebroso,jogavam restos mortais pelo esgoto mesmo..deplorável isso dos oficiais da SS.

    ResponderExcluir
  2. Onde encontro o download desde livro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca vi por download Viviani. Eu tenho ele impresso. É barato e vale muito a pena.

      Excluir

Favor, sem ofensas, comentários racistas, antissemitas, homofóbicos e semelhantes...

Racismo é crime (Lei 7.716/89).

Não irei liberar comentários que ataquem outras pessoas.