segunda-feira, 19 de março de 2012

Letônia: homenagem a soldados que lutaram com Hitler gera protestos



Idoso participa das homenagens aos soldados letões que lutaram com a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial
Foto: AP

Centenas de moradores de Riga, a capital da Letônia, homenagearam nesta sexta-feira os soldados nascidos no país que lutaram ao lado da Alemanha nazista em tropas da Waffen SS, uma das forças do Terceiro Reich, durante a Segunda Guerra Mundial. A cerimônia provocou revolta entre os russos que vivem na cidade - cerca de um terço da população letã é de russos.

Chamando as homenagens de blasfêmia, os russos organizaram um protesto a algumas quadras do local da cerimônia. Segundo a agência AP, mais de 1 mil policiais foram mobilizados para manter a ordem e prevenir possíveis conflitos.

Multidão toma uma rua de Riga para lembrar os militares que lutaram em tropas da Waffen SS, uma das forças do Terceiro Reich
Chamando as homenagens de blasfêmia, os russos organizaram um protesto a algumas quadras do local da cerimônia

6 comentários:

  1. 1,2, 3, testando. Acho que agora vai. O problema pra comentar é sempre com o Firefox, acho que é sacanagem do Google pra forçar o uso do Chrome.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ser uma sacada do Google mesmo para aderir forçadamente ao Chrome.

      Excluir
  2. Daniel, tem uma postagem, só não lembro mais o ano, sobre essas comemorações nazi na Letônia e tem um comentário 'histórico' por lá (já que o cara morreu) do filho daquele cara que teve problemas com o Holocausto na Letônia, comentando que a reportagem era tendenciosa e aquele bla bla bla bla de sempre da turma do fáscio, estou citando de memória mas o comentário está lá, é só procurar por Letônia na busca do blog que acha fácil o post.

    É incrível como esses caras justificam apoio a fascismo alegando que isso é uma manifestação contra a ditadura pró-soviética naquele país no pós-guerra. Se assumissem abertamente que são um bando de fascistas eu pelo menos reconheceria quem possuem coragem em assumir o que são, mas nem isso. O cinismo e fascismo nesses países do leste europeu é crescente. Procure informações sobre o atual governo da Hungria que parece que possui milícias pra atacar ciganos (eu ia procurar matéria sobre isso pra postar no blog) pra você ver como a situação está na Europa. Anders Breivik não é exceção, em breve acabará se tornando maioria naquele continente se houver uma crise que empurre um partido fascista ao poder em um país com mais força como a França.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você me deu um toque uma vez sobre essas milicias na Hungria e eu fui procurar, e realmente isso ocorre por lá até hoje. Esse preconceito vem arraigado desde pequeno, vai passando de geração à geração.
      o Breivik ao menos está sendo "corajoso" de afirmar que foi ele, o que fez foi com consciência da tragedia que tal ato iria ocasionar, diferente desses "defensores contra o comunismo", que nada mais são do que facistas enrustidos.
      Pior que esses movimentos são repletos em toda Europa com esses desfiles.

      PS: E vem pro nosso lado, vide a recente manifestação pró- Bolsonaro. Só faltou a suastica, a fanfarra e a marcha...hauhauhau

      Excluir
  3. No quesito texto e informação o seu blog está muito bom. O único problema que estou encontrando é o layout dele, essa aparência não está combinando muito bem. Começando pela imagem enorme que está logo no título do blog. Diminua mais a imagem do título, diminua a largura do blog para 960 ou 950 que vai se ajustar bem à todos os tipos e tamanhos de monitores. Use outra fonte, faça com que seu blog tenha uma interface intuitiva e organizada. Diminua um pouco as imagens das postagens, elas estão muito grandes. Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Eu tenho falta de tempo e preguiça para postar, imagina de arrumar layout...
      As imagens grandes nas postagens são gosto meu memso; um texto grande sem fotos acaba sendo cansativo e isso é extremamente fadigante.
      Mas mesmo assim obrigado pela dica, num futuro não tão proximo, posso vir a arruma-lo.

      Excluir

Favor, sem ofensas, comentários racistas, antissemitas, homofóbicos e semelhantes...

Racismo é crime (Lei 7.716/89).

Não irei liberar comentários que ataquem outras pessoas.