domingo, 9 de janeiro de 2011

Serviço secreto alemão sabia que Eichmann vivia na Argentina desde 1952

Documento divulgado em 2007 mostra foto de Ricardo Klement, nome utilizado pelo oficial da SS Adolf Eichmann


AFP 08/01/2011

BERLIM — O serviço secreto alemão sabia desde 1952 que Adolf Eichmann, oficial da SS nazista procurado por participar do Holocausto de judeus na Segunda Guerra Mundial, havia se refugiado na Argentina após o fim do conflito, revelou neste sábado o jornal alemão Bild.
Eichmann, tenente coronel da SS, responsável pela logística para a deportação dos judeus, foi preso pelos Estados Unidos em 1945, mas conseguiu fugir.
Depois de viver clandestinamente na Alemanha durante vários anos, Eichmann viajou para a Argentina sob identidade falsa, mas foi encontrado pelo serviço secreto israelense e sequestrado em 1960. Julgado e condenado em Israel, o ex-oficial da SS foi enforcado em 1962.
"Eichmann não está no Egito, vive com um nome falso de Clemens na Argentina", diz uma ficha do serviço de inteligência alemão datada de 1952, reproduzida parcialmente pelo Bild.
Na época, Eichmann utilizaba o nome de "Ricardo Klement", segundo o Bild, destacando que os serviços alemães nada fizeram para prender o criminoso de guerra.
De acordo com documentos da CIA revelados em 2006, as autoridades alemãs aparentemente esperaram até 1958 para informar seus pares americanos sobre a localização de Eichmann.

Um comentário:

  1. Pra evitar repetir a matéria eu linkei esse post no post que fiz no blog pra registrar a matéria(pra arquivar). Mas na busca pela matéria da Deutsche Welle em espanhol que apareceu no Google Notícias e depois não apareceu mais(fui atrás de outro link e o site não quis apontar de novo pra DW na busca), acabei achando o mesmo assunto numa matéria da DW em português de 2006, idêntico, a única coisa que muda é a citação de uma historiadora na matéria atual.

    Isso é o que se pode chamar de requentar matéria(as agências de notícia em geral saíram reproduzindo a matéria como num efeito dominó). E o curioso é que, por conta disso(pra não postar duas coisas duma vez só pois o outro post será longo), eu ia postar aquela continuação do texto do Zimmerman hoje mas agora fica pra semana. O tradutor do Google é uma maravilha, rs.

    ResponderExcluir

Favor, sem ofensas, comentários racistas, antissemitas, homofóbicos e semelhantes...

Racismo é crime (Lei 7.716/89).

Não irei liberar comentários que ataquem outras pessoas.