segunda-feira, 21 de março de 2011

Depoimento do SS Scharführer Erich Fuchs sobre gaseamento


Depoimento do SS Scharführer Erich Fuchs, no julgamento Sobibor-Bolender, Dusseldorf. Citado em Sobibor, Belzec, Treblinka - The Operation Reinhard Death Camps . Indiana University Press - Yitzhak Arad, 1987, p. 31-32:

"Nós descarregamos o motor. Era um motor pesado russo de benzeno, pelo menos 200 cavalos de potência. Nós instalamos o motor em uma fundação de concreto e estabelecemos a conexão entre o escape e o tubo.

Então testei o motor. Não funcionou. Eu era capaz de reparar a ignição e as válvulas, e o motor finalmente começou a correr. O químico, que eu sabia de Belzec, entrou na câmara de gás com instrumentos de medição para testar a concentração do gás.

Depois disso, um experimento foi realizado gaseamento. Se minha memória não me falha, cerca de trinta a quarenta mulheres foram mortas em uma câmara de gás. As mulheres judias foram obrigadas a se despir em um local  aberto próximo da câmara de gás, e foram levados para a câmara de gás pelos membros SS acima mencionados e os auxiliares ucranianos. Quando as mulheres foram encerradas na câmara de gás I, Bolender colocou o motor em movimento.

O motor funcionou primeiramente em ponto morto. Nós dois estávamos com o motor  e trocamos  de "Neutro" para "Cela", de modo que o gás é transportado para a câmara. Por sugestão do químico, fixei o motor em uma velocidade definida de modo que era desnecessário doravante pressionar o gás. Cerca de dez minutos mais tarde, a trinta ou quarenta mulheres foram mortas. "

Tradução: Daniel Moratori (avidanofront.blogspot.com)


Outras materias:
Filme no USHMM:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor, sem ofensas, comentários racistas, antissemitas, homofóbicos e semelhantes...

Racismo é crime (Lei 7.716/89).

Não irei liberar comentários que ataquem outras pessoas.