quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Chefe de polícia secreta nazista está enterrado em cemitério judeu

Heinrich Müller

O ex-chefe da Gestapo, Heinrich Müller, está enterrado em um cemitério judeu, informa em sua edição desta quinta-feira o jornal Bild, que remete suas informações aos arquivos da resistência contra o nazismo.

Contrariamente ao que se achava, o responsável da temida polícia política de Hitler não sobreviveu à Capitulação do Terceiro Reich e morreu naquele mesmo ano de 1945. Seu corpo foi enterrado em uma vala comum do cemitério judeu do bairro berlinense de Mitte, disse ao Bild o diretor do centro de Documentação da Resistência, Johannes Tuchel, tomando como fonte textos achados em diversos arquivos.

Esta informação contradiz a versão que persistia nos serviços secretos da Alemanha ocidental, segundo os quais Müller sobreviveu ao fim da Segunda Guerra Mundial e foi viver na cidade tcheca de Karlovy Vary.

Segundo Tuchel, o corpo do oficial nazista foi encontrado e identificado, em agosto de 1945, em um túmulo provisório próximo ao que foi o Ministério de Aviação do Reich. Müller foi identificado porque ainda usava seu uniforme de general e sua folha de serviços no bolso, após o qual foi levado para uma vala comum do citado cemitério judeu.

O presidente do Conselho Central dos Judeus da Alemanha, Dieter Graumann, qualificou a esse meio como de "mau gosto monstruoso" o fato de que tenha se decidido enterrar a "um dos mais sádicos nazistas" justamente em um cemitério judeu, questão que considera um insulto à memória das vítimas.

Um comentário:

  1. O carrasco sepultado junto as suas vítimas... Onde consigo assistir a série alemã,nossas mães e nossos pais creio que seja o nome em português.grata!

    ResponderExcluir

Favor, sem ofensas, comentários racistas, antissemitas, homofóbicos e semelhantes...

Racismo é crime (Lei 7.716/89).

Não irei liberar comentários que ataquem outras pessoas.