terça-feira, 30 de novembro de 2010

Fuga do Gueto de Varsóvia pelos esgotos

Sapadores alemães atribuídos a explodir os bunkers onde os judeus estavam se escondendo, junto com os judeus que haviam sido retirados de uma dos bunkers, aparentemente, em 08 de maio de 1943.

O Levante propriamente dito, que teve inicio a 19 e abril de 1943, na primeira noite da Páscoa judaica, continuou até a liquidação final do gueto. Tres dias foram destinados para a liquidação final do Gueto de Varsóvia. A batalha dos bunkers durou mais de um mes.

Com o gueto em chamas, alguns judeus escaparam pelos esgotos. Relata um sobrevivente:

A 10 de maio de 1943, às 9 horas da manha, a tampa do esgoto sobre nossas cabeças literalmente se abriu e uma torrente de luz solar jorrou para dentro. Krzaczek[um membro da resistência polonesa] estava de pé na abertura do esgoto, chamando-nos para sair. Começamos a escalar a saída, um atrás do outro, e imediatamente subimos num caminhão. Era um lindo dia de primavera, e o sol nos aqueceu. Nossos olhos foram cegados pelo brilho do , pois durante muitas semanas não tínhamos visto a luz do dia e haviamos passado o tempo todo em completa escuridão. As ruas estavam cheias de gente, e todos ficaram parados olhando, enquanto seres estranhos, dificilmente reconhecíveis como humanos, rastejavam para fora dos esgotos.


Transcrito por: Daniel Moratori - avidanofront.blogspot.com
Fonte: GUTMAN, Israel -  Resistência. Ed. Imago, 1995, pg 18.

7 comentários:

  1. Daniel, aproveitar o post e perguntar, qual é o aplicativo que se coloca no blog pra aparecer essa sugestão de postagens antigas embaixo do post: "Poderá também gostar de"?

    ResponderExcluir
  2. Sobre o post, excelente. Tou pensando em postar(se for possível) lá na H x "R"(serve até pra divulgar o blog) já que só daria pra mencionar o post via link(pôr como sugestão embaixo) no outro blog quando pintasse um assunto conexo(Gueto de Varsóvia e afins) pra não repetir o post.

    ResponderExcluir
  3. Poxa, qualquer ajuda a divulgação seria bem vinda, pq to meio fraco de marketing...hauhauhauahu..o blog cresceu devido a procura de pessoas elo google mesmo(eu uso o Google Analytics para me informar as visitas, de onde vem as pessoas, como chegaram até o blog, por meio de qual site, as palavras chaves que procuraram em sites de buscas e etc...é muito interessante.)
    Sobre o aplicativo, acho que foi daqui:
    http://digitalvitima.blogspot.com/2009/08/colocar-postagens-relacionadas-com.html

    se não foi esse, foi algum parecido, é só colocar "postagens relacionadas figuras" no google quem vem alguns sites que tem diferentes aplicativos que fazem o mesmo. O legal dele é que vai fazendo as pessoas circularem pelo blog, o que não deixa aquelas postagens muito antigas cairem no esquecimento.

    ResponderExcluir
  4. Gostei do post,interessante novamente o modo de fuga,que eles tinham que fazer para tentar escapar dos oficiais alemães.

    ResponderExcluir
  5. Daniel, obrigado pela informação, vou ver se consigo pôr isso no blog, muito interessante esse aplicativo que correlaciona os posts novos com os antigos. De fato ele acaba facilitando as pessoas a 'darem um passeio' pelo blog já que dificilmente irão atrás, por conta própria, das postagens antigas a menos que aparecem na busca delas via sites de busca(Google e outros)ou que estejam procurando um tema específico que ficou pra trás.

    Outro negócio que verei, graças a esse blog, é o lance dos comentários. Quando fui comentar aqui(que tem o mesmo sistema do outro) acabei me danto conta da parada(problema) da pessoa ter que ter conta no Google ou conta em algum site pra poder comentar. Isso acaba impedindo que muita gente poste no blog por desconhecimento do mecanismo e/ou mesmo receio(ou preguiça) de criar uma conta no Google etc.

    ResponderExcluir
  6. Leonardo, tem mais relatos dos sobreviventes que ficaram semanas escondidos nos bueiros. Em breve posto também.

    Roberto, tem muita gente que não posta por causa da conta no google mesmo. Moderar os comentarios ainda rola, para evitar floddagem e fanfarrões neo.
    Sobre as postagens relacionadas, coloca que é uma boa. Se vc fizer uma conta no google analytics, vai reparar que a circulação no blog cresce bastante. Faz sair do baú as postagens antigas, e vai criando uma teia entre as mesmas, que facilita a pessoa a achar um assunto que se relaciona.

    ResponderExcluir
  7. Daniel, pois vou fazer o que você comentou acima. Aliás, já estão liberados os comentários sem precisar de conta do Google, falta só mesmo lançar um aviso sobre isso no blog pra quem não souber. E o status de moderado vai ficar até por conta dos comentários anônimos. Se o comentário anônimo(que dá pra evitar pois vi que há a opção de deixar o nome e a citação de uma url) for algo pertinente ou uma pergunta legítima sobre o tema eu deixo passar, se for só provocação, xingamento ou pegadinha eu passo o rodo, rs.

    Anotei também suas dicas das postagens relacionadas(mais uma vez muito obrigado), o que falta mesmo é tempo(e paciência) pra verificar isso e colocar no blog, é tanto que nem ler o que um "revisionista" comentou no post do Codoh na semana passada ainda, pra respondê-lo, eu li ou tive paciência de ler pra responder, rs. A dica do Google Analytics também está anotada. Abs.

    ResponderExcluir

Favor, sem ofensas, comentários racistas, antissemitas, homofóbicos e semelhantes...

Racismo é crime (Lei 7.716/89).

Não irei liberar comentários que ataquem outras pessoas.