domingo, 8 de agosto de 2010

Herbet Floss - O especialista em cremação de cadáveres


Quem já leu o livro Treblinka de Jean-françois Steiner, que é um romance, no qual ele diz que o que foi escrito vem de supostos depoimentos e declarações de sobreviventes, lembra-se do especialista em cremação de cadáveres, que se chamava-se Herbert Floss. Sobre esse especialista em cremação de cadáveres, há muitos debates em relação da existencia ou não dele, e a impossibilidade da cremação da quantidade gigantesca de cadáveres. No "Eu sou o ultimo Judeu", de Chij Rajchman, também fala da existência de uma pessoa que era responsável pela cremação dos corpos, o qual o autor chama de "O Artista" (no livro de Steiner, ele fala que os prisioneiros também apelidaram Herbert Floss de "Artista", devido a seu ar inspirado, ou "canhoto das duas mãos", por causa da sua falta de jeito.)

A muitíssimos debates na internet, em que os revisionistas tentam mudar essa historia e alegam a impossibilidade da cremação de tal forma descrita no livro, como disse acima (só estou falando sobre a cremação, já que os negacionistas, revisionistas e outros  tentam dar outros "olhos" para o campo). A seguir, vou apresentar a parte dos dois livros, e ao leitor do blog, vai notar que o eventual romance de Steiner, que diz ter entrevistado sobreviventes de Treblinka, tem uma relação direta com o do livro "Eu sou o ultimo judeu", publicado anos depois,que é o depoimento de um dos 57 sobreviventes. Mas você pode dizer que Steiner pode ter entrevistado Chij Rajchman, e assim os dois livros tem uma correlação...se for assim, os dois confirmam o evento. Mas relembrando, o primeiro é um romance.


Para ler só clicar na imagem que vai ampliar  em uma melhor visualização e leitura:






                     






















Para ver outras similaridades entre os dois livros, comprem os livros, que tem um preço muito bom. O livro de Chij é bom entender um pouco de Treblinka, pois os relatos serão meios soltos para leigos no assunto.

(A reprodução das paginas  é só para uma argumentação das passagens nos livros, e mesmo sendo errado, vai contribuir para divulgação do mesmo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor, sem ofensas, comentários racistas, antissemitas, homofóbicos e semelhantes...

Racismo é crime (Lei 7.716/89).

Não irei liberar comentários que ataquem outras pessoas.