Legião Negra em Bugojno, 1942 |
O Crna Legija (Legião Negra) foi o nome dado a 1ª e 5ª Brigadas Ustasha durante a Segunda Guerra Mundial. As unidades foram nomeadas como tal porque os seus uniformes eram de cor negra, ao contrário outras unidades Ustaše. Estas unidades representavam a maioria das unidades de elite do exército NDH (Nezavisna Država Hrvatska - Estado Independente da Croácia) do período.
![]() |
Coronel Jure Francetić, comandante da Crna legija (legião Negra) |
Os comandantes de unidades Crna Legija foram o Coronel Jure Francetić, Major Rafael Boban e Stevan Ivković. Enquanto Boban permaneceu no comando da unidade até o fim da guerra, Francetić foi morto em ação em 1942 e foi sucedido pelo coronel Ivo Stipković e Major Franjo Sudar. Com a perda de seu comandante, a Legião foi desfeita. O corpo principal tornou-se o 1ª Pokretni Ustaški sdrug (1ª Brigada Móvel Ustasha), enquanto o Batalhão de Boban foi usado para formar a estrutura para a recém-formada 5ª Brigada Ustasha Podravina .Ex-integrantes da Legião Negra continuaram a usar o uniforme negro por direito até o fim da guerra, provavelmente como uma espécie de marca de honra de distinção. Por fim, pelo menos 120 homens da ex- Legião Negra foram executados pelos partisan em Sisak, em maio 1945.
![]() |
Grupo de soldados da Legião Negra Ustasha na cidade recapturada de Livno em Herzegovina (1943). Na parede da cidade abandonada os comando partisans são frases "Viva aos Partisans!" e "Venceremos!" |
Traduzido por: avidanofront.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Favor, sem ofensas, comentários racistas, antissemitas, homofóbicos e semelhantes...
Racismo é crime (Lei 7.716/89).
Não irei liberar comentários que ataquem outras pessoas.