Legião Negra em Bugojno, 1942 |
O Crna Legija (Legião Negra) foi o nome dado a 1ª e 5ª Brigadas Ustasha durante a Segunda Guerra Mundial. As unidades foram nomeadas como tal porque os seus uniformes eram de cor negra, ao contrário outras unidades Ustaše. Estas unidades representavam a maioria das unidades de elite do exército NDH (Nezavisna Država Hrvatska - Estado Independente da Croácia) do período.
Coronel Jure Francetić, comandante da Crna legija (legião Negra) |
Os comandantes de unidades Crna Legija foram o Coronel Jure Francetić, Major Rafael Boban e Stevan Ivković. Enquanto Boban permaneceu no comando da unidade até o fim da guerra, Francetić foi morto em ação em 1942 e foi sucedido pelo coronel Ivo Stipković e Major Franjo Sudar. Com a perda de seu comandante, a Legião foi desfeita. O corpo principal tornou-se o 1ª Pokretni Ustaški sdrug (1ª Brigada Móvel Ustasha), enquanto o Batalhão de Boban foi usado para formar a estrutura para a recém-formada 5ª Brigada Ustasha Podravina .Ex-integrantes da Legião Negra continuaram a usar o uniforme negro por direito até o fim da guerra, provavelmente como uma espécie de marca de honra de distinção. Por fim, pelo menos 120 homens da ex- Legião Negra foram executados pelos partisan em Sisak, em maio 1945.
Grupo de soldados da Legião Negra Ustasha na cidade recapturada de Livno em Herzegovina (1943). Na parede da cidade abandonada os comando partisans são frases "Viva aos Partisans!" e "Venceremos!" |
Traduzido por: avidanofront.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Favor, sem ofensas, comentários racistas, antissemitas, homofóbicos e semelhantes...
Racismo é crime (Lei 7.716/89).
Não irei liberar comentários que ataquem outras pessoas.